Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

TJ lança novo mecanismo de busca de jurisprudência

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lança nesta quarta-feira (22) a nova consulta de jurisprudência no Portal do TJMT. Diversas mudanças foram feitas na página para melhor atender os advogados e magistrados que utilizam a ferramenta para consultar as decisões proferidas pelos desembargadores da Justiça Estadual.

O gerente de Projetos de Tecnologia da Informação do TJMT, Gustavo Piccin, explica que as mudanças vão desde o visual da página aos mecanismos de busca. A princípio, a preocupação foi proporcionar o ambiente virtual mais agradável para os leitores. Em seguida, a equipe de técnicos responsável pela empreitada organizou a disposição do conteúdo, facilitando a seleção dos textos sem formatação e substituindo a barra de rolagem pela paginação.

Já na parte da busca por acórdãos e ementas, as melhorias foram feitas para aprimorar a pesquisa por meio de conectores, consulta refinada e consulta avançada. Nestas últimas opções, o internauta poderá selecionar o órgão julgador, o magistrado autor da decisão e, ainda, especificar o período inicial e final da busca.

De acordo com Piccin, os aprimoramentos duraram cerca de três meses e contaram com a colaboração e participação tanto do público interno, por meio de juízes e desembargadores, quanto do público externo, através dos operadores do Direito. A nova consulta de jurisprudência foi aprovada pelo presidente do TJ, Orlando Perri, e pelo próximo presidente da instituição, desembargador Paulo da Cunha. “O processo de melhorias é constante”, afirma o diretor.

Indisponibilidade

Para que o novo mecanismo comece a funcionar, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJ informa que a atual consulta de jurisprudência ficará indisponível a partir das 19h de hoje (21). A partir deste horário, será feita a migração de um sistema para o outro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet