Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

justiça eleitoral

TRE realiza revisão biométrica em eleitores de cinco municípios

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

TRE realiza revisão biométrica em eleitores de cinco municípios
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou a resolução 1637/2015, que contém instruções e define as datas da revisão do eleitorado com biometria em Araguainha, Nortelândia, Nova Brasilândia, Ribeirãozinho e Torixoréu.

Leia mais
Jurisprudência da Justiça Eleitoral é de fácil acesso no Portal do TSE

Entre os dias 6 e 28 de agosto, a Justiça Eleitoral realiza a revisão do eleitorado com biometria no município de Ribeirãozinho. O município tem uma população de 2.199 habitantes (censo 2010) e conta hoje com 1.975 eleitores.

Já entre os dias 3 de setembro a 15 de outubro será realizada a revisão do eleitorado com biometria em Nortelândia, que conta com 6.436 habitantes e 5.034 eleitores.

De 17 de setembro a 7 de outubro será realizada a revisão do eleitorado com biometria em Araguainha, que possui 1.096 habitantes e 898 eleitores.

De 24 de setembro a 29 de outubro será realizada a biometria, concomitante à revisão do eleitorado, em Torixoréu. Este município conta com 4.071 habitantes e 3.332 eleitores.

E em 1º de outubro terá início a revisão do eleitorado com biometria em Nova Brasilândia, com previsão de término no dia 29 do mesmo mês. Nova Brasilândia conta com 4.587 habitantes e 3.059 eleitores.

A proximidade entre o número de eleitores e de habitantes, superior ao patamar de 60%, pode indicar alguma inconsistência no cadastro do eleitorado, motivo pelo qual faz-se necessária a revisão.

Todos os eleitores são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral, no período estipulado pela Justiça Eleitoral, portando documentos de identidade com foto e comprovante de endereço. O eleitor que não atender à convocação terá o título eleitoral cancelado.

O objetivo da revisão é depurar o cadastro, mantendo como eleitor daquele município apenas os que nele residem ou que mantém um vínculo com a cidade.

Além de comprovar o endereço e atualizar seu cadastro junto à Justiça Eleitoral, os eleitores já serão identificados por meio de suas digitais e de uma fotografia especial do rosto, além de uma assinatura digitalizada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet