Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

vara do trabalho

Termina sem acordo audiência sobre dispensa em massa de funcionários da JBS

Foto: Divulgação

Termina sem acordo audiência sobre dispensa em massa de funcionários da JBS
Terminou sem acordo as audiências judiciais realizadas na Vara do Trabalho de Mirassol D´Oeste para tratar da dispensa em massa de trabalhadores na unidade da JBS em São José dos Quatro Marcos.

Leia mais
Juiz proíbe demissão em massa na JBS/SA e cita impacto econômico na região

Duas Ações Civis Públicas são movidas na Justiça do Trabalho de Mirassol D’Oeste propostas após a JBS encerrar, de forma abrupta, suas atividades em São José dos Quatro Marcos e dispensar cerca de 650 empregados.

Em 23 de maio, o juiz André Molina, titular da Vara onde tramitam as ações, atendeu pedido de liminar feito pelo MPT e proibiu que a JBS encerre suas atividades também em Araputanga, município vizinho a São José dos Quatro Marcos, ou promova nova dispensa em massa sem prévia negociação com o sindicato. A multa, caso a decisão não seja descumprida, foi definida pelo magistrado em 10 milhões de reais.

O Ministério Público ajuizou a ação temendo que o episódio de dispensa em massa se repetisse em Araputanga. Isso porque a justificativa apresentada pela empresa para o fechamento da unidade foi a falta de matéria-prima. Além disso, segundo o órgão, o encerramento das atividades atingiu diretamente 3,3% dos habitantes de São José dos Quatro Marcos e uma nova decisão nesse sentido causaria grandes prejuízos à região.

Na audiência, a JBS informou que não há perspectiva de retomada das atividades na unidade fechada. Para encerrar os dois processos que tramitam na Justiça do Trabalho, a empresa ofereceu a entrega de três cestas básicas aos empregados dispensados que optarem por não aderir à oferta de transferência para outras unidades do grupo. Tanto o MPT quanto as entidades que representam os trabalhadores rejeitaram a proposta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet