Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Consumidor

ilegalidade

Vereador vai à Justiça para anular todas as multas de radares em avenida e pede devolução de dinheiro

Foto: 24 Horas News

Vereador vai à Justiça para anular todas as multas de radares em avenida e pede devolução de dinheiro
O vereador Dilemário Alencar (PTB) ingressou, na tarde desta segunda-feira (20), com ação popular na Justiça Federal, com pedido de liminar para anular todas as multas emitidas pelos radares de fiscalização eletrônica instalados na Avenida Miguel Sutil. O parlamentar argumenta que a via é de circunscrição federal, sendo parte da BR 364, e, portanto, a Prefeitura de Cuiabá é impedida de instalar esse tipo de dispositivo sem anuência do Governo Federal.

“Ao determinar a instalação dos radares na Avenida Miguel Sutil, o poder público municipal não observou o disposto contido no artigo 4º da Resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito que define que só cabe à autoridade que detém a circunscrição sobre determinada via autorizar a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo. A Prefeitura não detém a circunscrição da Miguel Sutil e, também, para instalá-los não agiu no tempo certo para firmar termo de municipalização com o Dnit/MT”, explica Dilemário, através de nota enviada pela assessoria de imprensa.

Leia mais:
Arcanjo completa dois anos em presídio federal; juiz defende unidade de segurança máxima em MT

Na ação, Dilemário também pede o imediato desligamento dos mesmos, e, ainda, a devolução dos valores pagos aos condutores de veículos que foram multados de forma irregular na Miguel Sutil desde o dia 17 de novembro de 2014.

Para municiar a ação, o parlamentar anexou a cópia de um oficio assinado pelo atual secretário de Mobilidade Urbana, encaminhado no dia 14 de janeiro deste ano ao superintendente do Dnit/MT, onde solicita informações sobre procedimentos relativos a convênios de gestão e os limites de jurisdição da Avenida Miguel Sutil.

Dilemário informa também, que anexou na ação popular outro ofício do Dnit/MT encaminhado a ele, onde o órgão federal informa que de fato não existe Termo de Transferência de Circunscrição da Avenida Miguel Sutil firmado entre o Dnit/MT e a Prefeitura de Cuiabá.

Desde o início da operação dos radares em Cuiabá, já foram emitidas mais de 60 mil multas. Dilemário estima que somente na Miguel Sutil foram emitidas aproximadamente 30 mil multas. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet