Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

caixa 2

Chefe do Gaeco afirma que enviou autos da Rêmora para PGR investigar suspeitos com foro privilegiado

06 Dez 2016 - 17:38

Da Redação - Jardel P. Arruda/Da Reportagem Local - Laise lucatelli

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Chefe do Gaeco afirma que enviou autos da Rêmora para PGR investigar suspeitos com foro privilegiado
O chefe do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor Marco Aurélio, afirmou que enviou todos os autos da Operação Rêmora para a Procuradoria Geral da República (PGR), para a instituição decidir como proceder investigações contra os citados pelo delator Giovanni Guizardi no esquema que possuem foro privilegiado.

Leia mais:

Guizardi cita Leitão como membro do núcleo da Rêmora e possível político que teve dívida paga com dinheiro de esquema

“Temos uma remessa a PGR. O procurador-geral da República [Rodrigo Janot], ele que dá os encaminhamentos”, afirmou Marco Aurélio, antes do início da palestra do juiz Sérgio Moro, realizada em Cuiabá na segunda-feira (06).

Na delação premiada, o empreiteiro Gioavani Guizardi afirma ser operador de um esquema criado para desviar dinheiro de reformas e construção de escolas públicas a fim de quitar dívidas do caixa 2 da campanha eleitoral do governador Pedro Taques (PSDB) de 2014. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) seriam membros do núcleo do esquema, segundo o delator.

Ao ser questionado sobre uma possível investigações de caixa 2, Marco Aurélio resumiu que o material relativo a quem possui foro é enviado para instâncias superiores. “O Gaeco só cuida da parte das pessoas que não têm foro. Essas delações, se amanhã ou depois, falar de alguém que tem foro, será recortada na instância correta”, explicou o promotor.

Ainda segundo a delação de Guizardi, esse esquema funcionaria desde gestões anteriores, quando a Secretaria de Estado de Educação era comandada pelo deputado federal Ságuas Moraes (PT). Entretanto, o chefe do Gaeco afirmou que caberá a PGR definir como serão conduzidas as investigações.

“O que ele nos trouxe da delação foi remetido a PGR. Não sei qual vai ser o foco da PGR, se vai atuar contra deputado A, deputado B. Encaminhamos todos os autos da investigação a PGR”, concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet