Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA

Juíza recebe denúncia contra Silval, Riva e mais 15 e homologa delação de arquiteto

Foto: Reprodução

Juíza recebe denúncia contra Silval, Riva e mais 15 e homologa delação de arquiteto
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia da Operação Sodoma contra o ex-governador Silval da Cunha Barbosa, o ex-deputado José Geraldo Riva e mais 15 pessoas. A decisão, datada do dia 19 de abril, também homologou a delação premiada do arquiteto José da Costa Marques.

Leia mais:
Ex-secretário confirma crimes e relata ameaças de Silval e aliados: “homem de boca mole vira comida de formiga”


Além de Silval e Riva, foram denunciados: o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães; os ex-secretários de Estado, Marcel Souza de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio e Pedro Elias Domingues; o filho do ex-governador, Rodrigo da Cunha Barbosa; Silvio Cezar Correa Araújo, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira, Tiago Vieira de Souza, Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha, Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva.

No caso, os fatos levantados pela Sodoma apontam que Silval, no posto de líder da organização criminosa, moldou o Poder Executivo para que agentes públicos praticassem crimes de concussão, fraude a licitação, corrupção passiva, fraude processual, lavagem de dinheiro e extorsão.

Na decisão que recebeu a denúncia, Selma afirmou que ainda aguarda delações premiadas firmadas, para homologação. Apenas o arquiteto José da Costa Marques, suposto laranja para lavagem de dinheiro, teve acordo formalizado pela magistrada. Os ex-secretários Pedro Elias e Cézar Zílio também firmaram termo de colaboração.

A juíza relatou, ainda, que considerando a instrução da ação penal por inquérito policial, foi dispensada a apresentação de defesa preliminar. Após as intimações serem efetuadas, as respostas às acusações serão entregues.

Silval Barbosa, Rodrigo Barbosa, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf são alguns dos nomes que permanecem presos preventivamente em conseqüência da Operação Sodoma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet