Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

PERDOADO

Ministro anula pena contra Pedro Henry por envolvimento no escândalo do "Mensalão"

Foto: Reprodução

Pedro Henry

Pedro Henry

O ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, declarou a extinção da pena imposta contra o ex-deputado Federal Pedro Henry Neto pelo crimes cometidos no “Mensalão”. A decisão foi estabelecida nesta terça-feira (22). O conteúdo com as justificativas do indulto ainda não foi publicado.

Leia mais:
Ex-deputado de MT condenado no “Mensalão” pede perdão de pena ao STF


No dia 23 de fevereiro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se favoravelmente à concessão de indulto para "perdoar" Pedro Henry e mais cinco condenados no processo do “Mensalão”.

O ex-parlamentar foi julgado na Ação Penal (AP 470) pelos delitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e condenado à pena de 7 anos e 2 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 370 dias-multa.

Para cumprimento da sentença, Henry foi transferido para Cuiabá em dezembro de 2013, onde cumpriu parte da pena em regime de prisão domiciliar, mediante monitoramento eletrônico (uso de tornozeleira).

Em dezembro de 2015, após cumprir mais de um terço da pena, não ser reincidente em crime doloso, apresentar bom comportamento durante a execução da pena e aptidão para prover a própria subsistência por meio de trabalho honesto, embora não tenha quitado a pena de multa, foi deferido livramento condicional.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet