Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

TERCEIRA MORTE EM VILA RICA

OAB de MT irá auxiliar investigações sobre assassinato de procuradores em Vila Rica

15 Set 2016 - 10:51

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Pai e Filho mortos por Caseiro

Pai e Filho mortos por Caseiro

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) manifestou nesta quarta-feira (14) que irá trabalhar ao lado da Comissão Especial da OAB-DF e da OAB-RJ nas investigações e nos processos judiciais e de apoio à família dos advogados Saint’Clair Martins Souto e Saint’Clair Diniz Martins Souto, brutalmente assassinados no município de Vila Rica, Mato Grosso. Este é o segundo caso de violência envolvendo a OAB na cidade.

Leia mais:
Sodoma: operação que fez ruir esquema de corrupção liderado por Silval completa um ano

Porta voz da iniciativa, o presidente da Seccional da OAB-DF, Juliano Costa Couto, afirma que o crime choca a advocacia e não que serão poupados esforços para dar um basta a estas manifestações inaceitáveis de violência. “O clima de insegurança endêmica que se espalha por todo o País exige uma ação rápida e enérgica das autoridades, sob pena de nos tornarmos todos reféns de pistoleiros”, avalia.

O secretário-geral adjunto do Conselho Federal e ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, amigo da família, também registrou que o momento “é de grande consternação para advocacia brasiliense diante da absurda perda de dois valorosos colegas, advogados honrados que deixarão saudades”, afirmou.

Esta não é a primeira que a Ordem dos Advogados sofre uma perda por motivos brutais em Vila Rica. Em novembro de 2002, o então conselheiro federal da OAB, Waldemar Pereira Júnior, foi executado à queima-roupa quando se reunia com clientes no restaurante do hotel da cidade. Segundo testemunhas, um desconhecido vestindo jaqueta preta aproximou-se e disparou um tiro de revólver no rosto do advogado, que morreu na hora. Waldemar atuava em processos envolvendo conflitos pela posse de terras na região.

No caso mais recente, José Bonfim Alves de Santana, 42 anos, confessou ter assassinado o procurador aposentado Saint Clair Martins Souto, 78 anos e seu filho Saint Clair Martins Souto Filho, 38 anos, procurador do Estado do Rio de Janeiro. Conforme as informações da GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado), o suspeito ainda teria roubado os cartões das vítimas e feito diversos saques. Ele ainda deu detalhes da execução, dizendo que matou primeiro o pai e depois o filho.

As duas vítimas foram executadas a tiros, mas a polícia ainda não sabe precisar a quantidade, nem os locais em que eles foram atingidos. José Bonfim foi preso no município de Colinas do Tocantins (TO), pela Polícia Civil daquele Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet