Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA

Preso em setembro de 2015, HC de Silval Barbosa no STF completa 53 dias sem decisão

19 Jun 2016 - 11:06

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Silval Barbosa está preso desde setembro de 2015

Silval Barbosa está preso desde setembro de 2015

No Centro de Custódia da Capital (CCC), a expectativa de soltura de Silval da Cunha Barbosa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), faz “aniversário” neste domingo (19): 53 dias. O pedido de Habeas Corpus (HC), impetrado no dia 28 de abril, ainda aguarda decisão do ministro Edson Fachin. O ex-governador é acusado de compor organização criminosa para desviar e lavar recursos públicos, desbaratada pela “Operação Sodoma”.

Leia mais:
Ao STF, PGR manifesta-se contra liberdade de Silval Barbosa e ex-secretário; HC´s aguardam decisão de Fachin

Silval está preso desde setembro de 2015 e cumpre medida decretada pela juíza Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, durante a terceira fase da “Sodoma”.

O pedido de liberdade, desde quando protocolizado e concluso ao relator, foi submetido a 14 dias de espera para que um novo andamento fosse dado, um pedido de vistas à Procuradoria-Geral da República (PGR). Este, por sua vez, elaborou sua manifestação no mesmo dia, solicitando a manutenção da prisão preventiva do réu. Manifestou à época:

“[...] paciente era o beneficiário final de todo o esquema ilícito, sendo certo que a maior parte da propina recebida era destinada ao pagamento de suas dívidas de campanha. Na mesma linha, a aquisição do vultoso imóvel, por meio de 'laranja', teve por objetivo ocultar a origem ilícita de valores que foram havidos em benefício do paciente”.

E acrescenta. “Ademais, a gravidade concreta dos delitos perpetrados de forma reiterada pelo paciente e seus comparsas justifica a necessidade da prisão provisória para a garantia da ordem pública, procurando-se evitar a reiteração delitiva”, concluiu o órgão.

No dia seguinte, 13 de maio, o recurso tornou a ser posto concluso ao relator, desde então, 31 dias já se passaram sem qualquer decisão.

Silval Barbosa está preso junto de seus ex-secretários, Pedro Jamil Nadaf e Marcel de Cursi, por conta as Operações Sodoma, que investigam uma série de crimes que versam sobrem corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A decisão pode sair a qualquer momento. Se o HC for deferido, Silval será imediatamente solto, como aconteceu com os réus José Geraldo Riva e Eder de Moraes Dias (temporariamente). Se indeferido, Silval seguirá preso preventivamente enquanto aguarda julgamento das ações penais em que figura como réu, na Sétima Criminal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet