Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

direcionamento

Presos com armas sem registro durante operação do Gaeco, empresário e ex-governador são liberados

04 Mai 2016 - 10:27

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Com ex-governador Moisés Feltrin foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma pistola nove milímetros.

Com ex-governador Moisés Feltrin foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma pistola nove milímetros.

Presos preventivamente por porte de armas de fogo, durante a execução da “Operação Rêmora”, o ex-deputado estadual e ex-governador de Mato Grosso, Moisés Feltrin e o empresário Joel de Barros Fagundes Filho, foram submetidos a audiência de custódia no inicio da noite da última terça-feira (03). À princípio, haviam sido decretadas apenas conduções coercitivas contra os dois, entretanto, em suas casas foram encontradas diversas armas de fogo.

Leia mais:
MP encontra pistolas, revólveres e munições com empresários investigados por direcionar licitações


Ainda hoje (04) será executada a audiência de custódia do réu Giovane Belloto Guizard, em cuja residência fora encontrado um revólver Magnum calibre 22 de uso restrito das Forças Armadas, além de um revólver calibre 38 e uma pistola 380. Giovane é acusado de ser um dos principais articuladores de um esquema de direcionamento obras para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Moisés Feltrin e Joel de Barros se submeteram à prisão preventiva por menos de 24h, quando por volta das 19h de ontem (03) foram encaminhados ao Fórum da Capital para execução da audiência, que foi acompanhada pela promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Daniela Berigo. A justiça arbitrou contra os dois acusados o pagamento da fiança de cinco salários mínimos para cada. Nenhuma medida cautelar foi imposta.

Com o empresário Joel de Barros Fagundes Filho, os policiais apreenderam um revólver 38, além de duas pistolas, 635 e 357. Todas sem registro, além de munição de uso restrito. Já com ex-governador Moisés Feltrin foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e uma pistola nove milímetros.

Operação Rêmora

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), a organização criminosa era composta pelo núcleo de agentes públicos, o núcleo de operação e o núcleo de empresários. O primeiro formado pelos servidores Wander Luiz dos Reis, Fábio Frigeri e Moisés Dias da Silva que estariam encarregados de viabilizar as fraudes nas licitações da Seduc mediante recebimento de propina.

Integrava o núcleo de operação Giovanni Bellato Guizzardi, Luiz Fernando da Costa Rondon e Leonardo Guimarães Rodrigues. São eles os mandatários dos servidores públicos e os encarregados de fazer os contatos diretos com os empresários que faziam parte do terceiro núcleo.

Entre os empresários do ramo da construção civil envolvidos no esquema destaca-se o ex-deputado estadual e governador de Mato Grosso, Moisés Feltrin que foi detido durante a Operação Rêmora. Feltrin é empresário do setor de construção e por determinação judicial seria conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos, mas como em sua casa foram encontradas armas de fogo, o mesmo foi detido em flagrante.

No total, o núcleo de empresários possui 23 empresários e pelo o menos 20 obras foram fraudadas durante a ação do cartel. O esquema de propina envolvia pagamentos de percentuais em obras que variavam entre R$ 400 mil e R$ 3 milhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet