Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA 2

Rabaneda deixa defesa de ex-secretário preso e afirma desconhecer possível delação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

ex-secretário César Zílio

ex-secretário César Zílio

Ulisses Rabaneda deixou a defesa do ex-secretário de Administração de Mato Grosso, Cesár Zílio, preso na segunda fase da Operação Sodoma. A renúncia foi estabelecida formalmente na última segunda-feira (13). Contrariando especulações recentes, o advogado afirmou que desconhece qualquer impulso de Zílio pela busca de uma delação premiada.

Leia mais:

Zílio teria usado arquiteto como "laranja" de R$ 13 milhões alegando que queria construir shopping


A saída do caso foi estabelecida por um possível conflito futuro entre partes: Rabaneda também figura como assessor jurídico do ex-governador Silval da Cunha Barbosa, citado nos mesmos autos que decretaram a prisão preventiva de Zílio. As informações foram confirmadas ao Olhar Jurídico pelo próprio advogado.

A operação Sodoma 2, desencadeada no último dia 11 de março, afirma que o ex-secretário teria convencido o arquiteto José Costa Marques a atuar como "laranja" na transação de compra de um terreno próximo à casa de shows Musiva, em Cuiabá. Conforme a investigação, toda negociata serviu para encobrir R$ 13 milhões em propinas.

Na ocasião, foram expedidos mandados de prisão em desfavor de Zílio, Pedro Nadaf , ex-secretário da Casa Civil, Marcel de Cursi, ex-secretário de Fazenda, Karla Cecília de Oliveira, ex-assessora da Fecomércio e Willians Paulo Mischur, dono da empresa Consignum.

Na Operação Sodoma I, que versou sobre fraudes na concessão de incentivos fiscais, Silval Barbosa, Cursi e Nadaf tiveram prisões preventivas decretadas, em setembro de 2015. A nova fase é apoiada em documentos apreendidos durante este primeiro momento.

Zílio autorizado a depor

A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, expediu ofício autorizando o deslocamento do ex-secretário de Administração de Mato Grosso, Cesár Zílio, preso no Corpo de Bombeiros, à Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública. A liberação para prestação de esclarecimentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet