Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

APELAÇÃO

UFMT terá que pagar 7 meses de salários a servidor que apresentou atestados, mas não recebeu

Foto: Reprodução

Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu por unanimidade dar provimento à apelação de um servidor público da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que teve a remuneração suspensa por conta de “faltas injustificadas”.

Leia mais: 
Justiça tenta bloquear R$ 1,8 milhão de Roseli Barbosa, mas só encontra R$ 113,19 e libera contas

O servidor sustentou na ação que a universidade suspendeu sua remuneração no período de março a setembro de 2005 e ignorou atestados médicos apresentados por ele no período. Os documentos, segundo o servidor, reconheciam a necessidade de licença médica por tempo indeterminado.

O juiz que primeiro julgou a apelação classificou como “improcedente” o pedido do autor por entender que não ficou demonstrada a ilegalidade do ato de suspender o salário do servidor por parte da UFMT.

No colegiado, ao defender seu voto, o juiz federal convocado Régis de Souza Araújo, sustentou que a ilegalidade do ato praticado pela universidade já foi reconhecida judicialmente. Segundo o relator do processo, houve um julgamento de um mandado de segurança interposto anteriormente em que a decisão foi favorável ao servidor.

A Turma acompanhou o voto do relator e deu provimento a apelação para reformar a sentença recorrida e determinar à UFMT o pagamento da remuneração referente ao período em que o servidor esteve afastado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet