Imprimir

Notícias / Geral

Terceiro pior, Judiciário de Mato Grosso não consegue diminuir número de processos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, nesta terça-feira (23), o novo “Relatório Justiça em Números 2014”, durante a II Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Os dados ofertados no documento demonstram que o judiciário Brasileiro não consegue reduzir o número de processos em andamento. Neste quesito a Justiça de Mato Grosso está entre as três piores do Brasil.

Leia mais 
TRE suspende 12 pesquisas eleitorais que não citam Janete Riva como concorrente


Mato Grosso conta com cerca de 1.265 milhões de processos em tramitação. Levando em conta a proporção da população do estado, o número aponta a terceira pior média nacional. Os dados atrapalham na busca pela
celeridade.

Com números inéditos, a publicação do relatório trouxe diagnóstico da atuação da Justiça brasileira referente ao ano de 2013. Essa é a principal base de dados do Poder Judiciário, por trazer o perfil e o funcionamento dos tribunais brasileiros. No estudo, cada tribunal é apresentado a partir de seus indicadores de orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, entre outros.

O total de ações nos Tribunais do país bateu um novo recorde no ano passado. Cerca de 95 milhões de processos estão em andamento. Alagoas e Espírito Santo completam o pódio dos piores, em primeiro e segundo, respectivamente. Conforme divulgado pelo CNJ a média nacional de processos é de um para cada duas pessoas.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Imprimir