Imprimir

Notícias / Eleitoral

Ministros repensam votos, acatam parcialmente recurso de Barranco, mas Taborelli continua como deputado

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Pleno do Tribunal Superior Eleitoral acatou parcialmente recurso do ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco (PT). A decisão ainda não encerra, juridicamente, as eleições 2014 para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Com a deliberação, o petista não ocupará, de forma imediata, a vaga do deputado estadual Pery Taborelli (PV). Caberá ao Tribunal Regional de Mato Grosso a tarefa de dar fim ao impasse.

Leia mais:
Justiça Eleitoral cancela mais de 41 mil títulos de eleitores mato-grossenses

"O Tribunal, por maioria, proveu parcialmente o recurso, nos termos do voto do Ministro Dias Toffoli (Presidente), que redigirá o acórdão. Vencida a Ministra Maria Thereza de Assis Moura (Relatora). Votaram com o Ministro Dias Toffoli a Ministra Luciana Lóssio e os Ministros Admar Gonzaga, Gilmar Mendes, Luiz Fux e João Otávio de Noronha. Reajustaram os votos, nesta assentada, os Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha", informa o site do TSE.

O recurso sobre o registro de candidatura estava parado no TSE desde o final de abril, após pedido de vista para melhor análise dos autos, do ministro Admar Gonzaga Neto. Até a rogativa para adiamento da conclusão, Barranco contabilizava maioria de votos no colegiado para garantir a cadeira na Casa de Leis.

Inicialmente o ex-prefeito de Nova Bandeirantes teve candidatura negada por ser ficha suja. Valdir Barranco foi acusado de superfaturamento de mais de 7.000% na compra de medicamentos quando exercia o cargo de liderança municipal. Na ocasião o MPE participou das investigações que determinaram, momentaneamente, a inelegibilidade do ex-prefeito.

Com a parcialidade,  o quadro de eleitos para a Casa de Leis será mantido: A coligação ‘Amor a Nossa Gente’ (PT, PR, PMDB e PROS) continuará a contar com oito deputados estaduais e a Frentinha, liderada pelo Partido Verde (PV), não sofrerá alterações.

Na eleição Barranco obteve 19.227 votos, enquanto Pery Taborelli conquistou 18.523.
Imprimir