Imprimir

Notícias / Geral

Ministra do TSE devolve direitos políticos a Júlio Campos, que está livre para se candidatar

Da Redação - Jardel P. Arruda

A ministra Maria Thereza, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devolveu os direitos políticos ao ex-deputado federal Júlio Campos (DEM), anteriormente cassados por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isso, o parlamentar poderá concorrer às eleições de 2016 se quiser.

Leia mais:
Após cassação de Júlio Campos, defesa vai pedir efeito suspensivo de decisão

“O prejuízo político, eleitoral e emocional, decorrente da condenação pelo Tribunal Regional é irreparável, mas nada como um dia após o outro para que, com a graça de Deus, a verdade seja restabelecida”, desabafou o ex-prefeito, ex-governador, ex-senador e ex-deputado, Júlio Campos.

O TRE de Mato Grosso havia cassado o mandato de Júlio, então deputado federal, em julho de 2014, pelo crime eleitoral de gastos ilícitos na campanha. Na ocasião, quatro juízes eleitorais entenderam que o democrata comprou votos e optaram pela condenação, contra um voto pela absolvição.

A ministra ancorou sua decisão monocrática no voto divergente do juiz eleitoral Samuel Dália Júnior, e reiterou não ter vislumbrado provas contundentes para justificar uma cassação e a inelegibilidade pelo período de oito anos.
Imprimir