Imprimir

Notícias / Criminal

Advogado de José Riva nega que deputada Janaína seja alvo de investigação da Lava Jato

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

O advogado do ex-deputado Estadual José Geraldo Riva, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, emitiu nota de esclarecimento negando que a deputada Estadual Janaína Greyce Riva tenha sido citada por conta da empresa Floresta Viva Exportação de Madeira Terraplanagem no âmbito da “Operação Lava Jato”. Segundo a defesa da família, é José Riva quem colabora com o Ministério Público Federal (MPF) sobre as questões abordadas pelo doleiro Lúcio Funaro.

Leia mais:
Mesmo com acordos de delação, empresários são condenados a 8 anos por organização criminosa e peculato


Conforme o site Mída News noticiou no último dia 15, a deputada estadual Janaina Riva (PMDB), seu irmão José Geraldo Riva Júnior e o empresário Valdir Piran teriam sido citados em um inquérito que apura lavagem de dinheiro envolvendo o doleiro Lucio Bolonha Funaro, tido como operador dos esquemas do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Funaro teria usado de suas empresas para promover “transações suspeitas” para a empresa Floresta Viva Exportação de Madeira Terraplanagem e para o empresário do ramo de factoring Valdir Piran. A denúncia gerou uma Picante em Olhar Direto.
 
Segundo investigações do Ministério Público Federal (MPF), algumas das empresas de Bolonha Funaro seriam “de fachada” e serviriam exclusivamente para manutenção de esquemas de lavagem de dinheiro.
 
“Interessante apontar que a conta da Viscaya Holding e Participações (uma das empresas de Funaro), assim, recebeu R$ 300.000,00 de Valdir Agostinho Piran e, depois, repassou a mesma quantia para Floresta Viva, empresa de José Geraldo Riva Junior e Janaína Greyce Riva”, afirma o procurador-geral, Rodrigo Janot.
 
Mas, segundo Rodrigo Mudrovitsch, nada disso envolve “Operação Lava Jato”, mas outro inquérito da PGR e que este envolve apenas o pai da deputada Janaína Riva. "Falo pela Deputada Janaína apenas na qualidade de advogado da família Riva, pois ela não precisa de advogado criminal. Ela não é investigada nesse inquérito. Apenas o pai dela é. Ele está colaborando com o MPF na investigação. Além disso, esse inquérito não integra a operação Lava Jato. É importante que esses dois equívocos não sejam mais propagados".
Imprimir