Imprimir

Notícias / Criminal

Delegada confirma que Cursi comprou 10kg de ouro para lavar dinheiro de esquema

Da Redação - Lázaro Thor Borges

Durante depoimento realizado na tarde desta quinta-feira (20) a delegada Aleandra Mensch Fachone confirmou que as investigações da Delegacia Fazendária (Defaz) revelaram que o ex-secretário Marcel de Cursi lavou R$ 1 milhão comprondo 10 kg de ouro, com a ajuda do também então secretário Pedro Nadaf. 

Leia mais: 
​Magistrada não vê prejuízo por delação e mantém processo contra Silval e mais 16 pessoas


A delegada também afirmou a juíza Selma Rosane Arruda, da 7ª Vara Criminal, que o dinheiro desviado da desapropriação de um loteamento do bairro Jardim Liberdade que cabia a Cursi foi guardado pelo então secretário Pedro Nadaf.

“O que nós descobrimos é que Pedro Nadaf ficou com parte do dinheiro de propina que pertencia Cursi no esquema. Ele guardava o dinheiro para ele. Todo esse dinheiro ele entregou para um intermediário que comprou ouro de Marcel de Cursi”, relatou a delegada.

Fachone foi uma das três testemunhas arroladas pelo réu Arnaldo Alves de Souza Neto. Além dela, também foram ouvidas as funcionárias públicas Carla Cristina Araújo Vasques Moreno e Vinia Stocco. As duas trablhavam na Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) na época em que Arnaldo era o titular da pasta.

De acordo com a delegada que integra a força tarefa que conduz as investigações da Operação Sodoma, Nadaf usou o dinheiro para comprar ouro, em nome de Cursi. O dinheiro, totalizando cerca de R$ 1 milhão, foi usado para comprar 10 kg de ouro de João Justino, ex-presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). 
Imprimir