Imprimir

Notícias / Criminal

Grampos remontam a “tempos sombrios da ditadura”, diz juiz que determinou prisão de Coronel

Da Redação - Lázaro Thor Borges

O juiz Maros Faleiros da Vara de Crimes Militares do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) comparou os grampos clandestinos supostamente efetuados pelo alto escalão da Polícia Militar em Mato Grosso com ações tomadas durante a Ditadura.

Leia mais:
Justiça determina prisão de cabo e ex-comandante da PM por esquema de grampo


Segundo o magistrado, a política utilizada para concretizar o esquema de escutas ilegais é semelhantes às técnicas a que lançava mão o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), do governo Militar. O DOPS, como ficou conhecido, é responsável por diversos assassinatos e crimes de tortura contra os opositores do regime.

“[Estas práticas] remontam aos tempos sombrios do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), utilizado na Ditadura Militar para censurar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime de situação no poder, de forma a sustentar aqueles que se encontram no poder.”, diz trecho da sentença.

A decisão de Faleiros determinou a prisão do coronel Zaqueu Barbosa nesta terça-feira (23). Zaqueu é apontado como “líder” do esquema que organizou as gravações ilegais. Na decisão, o magistrado também determinou a prisão do cabo Gerson Luiz Ferreira Correa Júnior, que seria o responsável por elaborar relatórios fictícios sobre os inquéritos dos grampos. 
Imprimir