Imprimir

Notícias / Criminal

Ministério Público denuncia ex-secretário, sócio de construtora e empresário por lavagem e ocultação

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O Ministério Público Federal denunciou no dia 9 de setembro o ex-secretário de Fazenda Eder Moraes e os empresários Marcelo Maluf e Celson Luiz Duarte Bezerra. O réus serão julgados por lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Os fatos foram levantados pela operação Ararath.
 
Leia mais:
PF apreende grande quantia em dinheiro na Ararath e delegado fala sobre novas fases


Informações levantadas pelo Olhar Jurídico esclarecem que o processo tem como foco um possível esquema de lavagem de dinheiro  realizado por intermédio da aquisição de imóveis em nome de terceiros.
 
Os bens em questão eram adquiridos com recursos originários de crimes contra o sistema financeiro. Marcelo Maluf, um dos sócios da construtora São Benedito, chegou a ser conduzido coercitivamente pela Polícia Federal em 2016 para prestar esclarecimentos.
 
A Operação Ararath, produto de uma atuação conjunta envolvendo o Ministério Público Federal, o Supremo Tribunal Federal, a Justiça Federal e a Polícia Federal, teve por objetivo desbaratar uma organização criminosa que praticava crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro no Estado de Mato Grosso. 

O foco da investigação deu-se contra pessoas e empresas que estivessem agindo como instituição financeira sem autorização do Banco Central e, nesse cenário, facilitando a lavagem de ativos de origem ilícita, cujo dinheiro circularia num sistema financeiro paralelo sem controle e fiscalização.

Reviravolta

A Operação Ararath ganhou novos capítulos com a delação premiada firmada pelo ex-governador Silval da Cunha Barbosa. Dezenas de políticos foram acusados de participação no esquema criminoso.
Imprimir