Imprimir

Notícias / Criminal

Silval presta depoimento como vítima após "implodir" Mato Grosso em delação premiada

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O ex-governador Silval Barbosa, responsável por "implodir" politicamente Mato Grosso após delação premiada, prestará depoimento nesta segunda-feira (18), na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, como vítima de extorsões praticadas por jornalistas.
 
Leia mais:
Às vésperas da sentença, Alan Malouf atrasa defesa e juíza Selma determina troca de advogado


O Ministério Publico denunciou cinco jornalistas acusados de extorsão e coação de empresários e políticos. São eles: Max Feitosa Milas, Maycon Feitosa Millas, Antônio Carlos Millas de Oliveira, Naedson Martins da Silva e Haroldo Ribeiro de Assunção.
 
As investigações apontam que os suspeitos coagiam as vítimas, que eram obrigadas a pagar quantias vultuosas, entre R$ 100 a 300 mil, para não terem informações divulgadas nos veículos sobre supostas irregularidades em contratos administrativos, corrupção ativa e passiva, entre outras negociatas.
 
O grupo agia há vários anos e o valor cobrado era variável, dependendo da capacidade econômica de cada vítima.
 
Ficou constatado que os jornalistas acessavam, de dentro das suas empresas, dados sigilosos da base do ISS da Prefeitura Municipal, utilizando login e senha de servidores públicos.
 
Os cinco jornalistas são acusados de coação e extorsão. O auditor fiscal Walmir Correa, supostamente, vazava informações sigilosas da Prefeitura para a prática de extorsão.
 
O interrogatório de Silval será presidido pela magistrada Selma Rosane Arruda.
Imprimir