Imprimir

Notícias / Geral

Janot vem ao TCE após negociar delação e pedir afastamento de conselheiros

Da Redação - Arthur Santos da Silva

O ex-procurador-Geral da República Rodrigo Janot estará em Cuiabá no dia 8 de novembro para a realização da palestra magna no 2º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo. O membro do Ministério Público esteve envolvido em importantes questões recentes em Mato Grosso.

Leia mais:
Emanuel pede ao STF reinterrogatório de Silval após áudio sobre mentiras em delação


O evento reunirá auditores de todo o país para debater a organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil.
 
Janot foi o responsável por trabalhar no acordo de delação premiada do ex-governador de Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa. A colaboração foi admitida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, como “monstruosa”.
 
O antigo representante máximo do Ministério Público foi o responsável por requerer ainda a realização de busca e apreensão e o afastamento cautelar de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso – José Carlos Novelli, Antônio Joaquim Moraes, Waldir Júlio Teis, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida.
 
Todos os nomes são investigados nos autos de um inquérito pela prática dos delitos de corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
 
As investigações apontam que o então presidente do Tribunal de Contas, José Carlos Novelli, teria condicionado a continuidade das obras da Copa do Mundo de 2014 ao pagamento de R$ 53 milhões em propina para os conselheiros.
 
Todos os fatos foram baseados na delação de Silval.
Imprimir