Imprimir

Notícias / Criminal

Coronel e esposa confessam grampos cometidos por militares em Mato Grosso, veja vídeo

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Da Reportagem Local - Paulo Fanaia

O coronel da Polícia Militar (PM) Evandro Alexandre Lesco confessou participação em interceptações telefônicas ilegais cometidas em Mato Grosso. 

Leia mais:
Personal trainer é reinterrogada por grampos em Mato Grosso; veja vídeo


Ele compareceu nesta terça-feira (10) ao Complexo Miranda Reis de Juizados Especiais para ser reinterrogado no inquérito policial dos grampos. A personal trainer Helen Christy Carvalho, esposa de Lesco, também confessou crimes.
 
O advogado Stalyn Paniago, defesa do coronel e de Helen, confirmou as confissões.

Ao final dos trabalhos realizados nesta terça, Helen deixou a delegacia de roupa trocada, sem vestir o uniforme empregado no presídio Ana Maria Couto. A educadora física foi rapidamente encaminhada ao veículo da polícia.
 


Os delegados  da Polícia Civil Flávio Henrique Stringueta e Ana Cristina Feldner colheram depoimentos.
 
Lesco e Helen foram presos na Operação Esdras, que versa sobre interceptações telefônicas ilegais.
 
Até o momento apenas militares foram processados. A denúncia refere-se aos delitos previstos na Legislação Militar.
 
Os acusados são: Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco, Ronelson Barros, Januário Batista e Gerson Correa Junior. 
 
Os cinco vão responder pelos crimes de Ação Militar Ilícita, Falsificação de Documento, Falsidade Ideológica e Prevaricação, todos previstos na Legislação Militar. Zaqueu Barbosa e Gerson Correa Junior seguem presos preventivamente.
 


Militares também são investigados por obstrução a Justiça. A operação Esdras, desencadeada no dia 27 de setembro, com base no depoimento prestado pelo tenente coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares, revelou um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações sobre interceptações ilegais e afastar o desembargador Orlando Perri do caso.
 
Conforme os autos, em depoimentos prestados por Soares “descortinou-se um sórdido e inescrupuloso plano” no intuito de interferir nas investigações policiais e macular a reputação do desembargador Orlando Perri em todos os inquéritos instaurados.

Segundo o processo, Costa Soares foi convocado para atuar como escrivão no inquérito do caso grampos. Logo da convocação, a suposta organização criminosa teria buscado sua cooptação.
 
Seria tarefa do tenente coronel a juntada de informações sobre Perri para provocar a suspeição do magistrado.
 
Na Operação Esdras foram cumpridas medidas contra Paulo Taques, coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, o ex-secretário de Estado Rogers Eizandro Jarbas, o corornel Evandro Aexandre Ferraz Lesco, o sargento João Ricardo Soler, o major pm Michel Ferronato, Helen Christy Carvalho Dias Lesco (esposa de Lesco), o empresario José Marilson da Silva e o advogado Marciano Xavier das Neves.


 
Imprimir