Imprimir

Notícias / Criminal

Ex-secretário e mais sete são denunciados pelo MP por esquema na Sema

Da Redação - Lucas Bólico

O ex-secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) André Baby foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de Constituição de Organização Criminosa no âmbito da Sema e inclusão de dados falsos em sistema informatizado.

Leia também:
Desembargador revoga prisão de secretário preso por fraude na Sema
 
Também foram denunciado João Dias Filho, Alan Richard Falcão Dias, Guilherme Augusto Ribeiro, Hiago Silva de Queluz, João Felipe Alves de Souza, Brunno César de Paula Caldas e Márcio José Dias Lopes. Todos apontados como envolvidos em esquema investigado na quinta fase da Operação Polygonum, realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e apoio técnico e operacional do IBAMA.

Segundo o Ministério Público, além da denúncia, existe inquérito civil instaurado para investigar as causas dos ilícitos e sua repercussão nas áreas  cível e administrativa.
 
Consta da denúncia que a organização criminosa já vinha atuando mediante a prática de fraudes no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiente Rural desde meados de junho de 2017, ganhando força a partir do momento em que Baby passou a ocupar o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente, em dezembro de 2017, passando a exercer maior poder de decisão no âmbito da SEMA.
 
As investigações apontam que Baby atribuiu amplos poderes ao denunciado João Dias Filho, retirando atribuições originárias de outros órgãos, o qual redirecionava a análise dos Cadastros Ambientais Rurais para os analistas integrantes da organização, a fim de que fosse possível garantir a execução das atividades criminosas no âmbito da Secretaria de Meio Ambiente.
 
 Além disso, constatou-se que Baby, em novembro de 2018, deu orientações para um proprietário de imóvel rural que iria requerer a emissão de Cadastro perante o SIMCAR, para que realizasse a divisão do imóvel em cotas societárias mediante contrato social fictício, a fim de que as áreas constassem com até quatro módulos fiscais e obtivesse, de forma fraudulenta, os benefícios decorrentes. Com informações da assessoria de imprensa. 
Imprimir