Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

Cursos profissionalizantes dão a jovens de Brasília mais perspectivas de

Mais do que capacitar jovens para o mercado de trabalho, o projeto Juventude Inclusão Produtiva busca tirar os adolescentes das ruas e dar a eles mais perspectivas de vida. Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no Distrito Federal, o projeto já apresenta resultados. Este mês, o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), que recebeu do ministério R$ 1,8 milhão para capacitar 800 jovens da região até o fim do ano, forma a primeira turma. São cerca de 200 estudantes, entre 16 e 24 anos, que, após três meses de estudo, receberam, na última sexta-feira, o certificado de conclusão de curso.


Vivian dos Santos Teixeira, de 30 anos, faz parte dessa turma. Ela se capacitou em panificação e confeitaria e avalia que a iniciativa é oportunidade para ter uma profissão. “O projeto dá chances para muitos jovens saírem das ruas e aprenderem alguma coisa”, disse.

Uma das idealizadoras do projeto, Maria de Lourdes Pereira de Oliveira, acredita que a ação amplia esperanças. “Não somente encaminhamos para o mercado de trabalho; formamos uma cooperativa capaz de incubar dez empreendimentos de forma a absorver a mão-de-obra dos alunos”, disse. Ela lembra que esses jovens estão sem perspectivas. “Todos estão desempregados, porque o mercado pede experiência e eles não têm um certificado. Como não temos escolas técnicas, abrimos portas para essa juventude”, acrescenta.

Thiago Pereira, de 27 anos, e Gutenberg Alves, de 24 anos, concluíram o curso de web design. Gutenberg diz que o curso “foi o pontapé para minha carreira. Depois do Cedep, sei o quero fazer”. Além de estudar, Thiago está mobilizando os amigos. “Tem muitos que não sabem desses cursos e, agora, eu repasso a informação para a comunidade”, disse.

Ana Tereza é proprietária de um estúdio fotográfico em Paranoá e abriu as portas para Marlon, um dos formandos do curso de fotografia, para que ele fizesse um estágio na empresa. “Esses projetos mostram à comunidade que é possível retirar os jovens das ruas”, disse.

Cursos - O Cedep oferece cursos de fotografia, web design, jardinagem e paisagismo, panificação e confeitaria e confecção e malharia a jovens entre 16 e 24 anos do Paranoá e Itapoã. São selecionados alunos em situação de vulnerabilidade e risco social participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Os próximos cursos, que têm carga horária de 300 horas, começam no dia 11 de abril
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet