Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estudantes distribuem sementes de planta que age contra mosquito da dengue

Alunos do Colégio Adventista de Rondonópolis realizam durante toda esta quinta-feira (13) campanha de conscientização da população acerca do combate ao mosquito da dengue. O trabalho é parte do evento “Um dia de esperança para o planeta”, que abrange toda a rede adventista da América Latina e tem as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde como parceiras. Os estudantes vão efetuar a entrega de sementes e mudas da Crotolarea Juncea (nome científico da planta conhecida como crotolária) durante todo o dia, em diversos pontos da cidade.


O secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, recebeu a coordenadora do projeto, Cleide Fraga e alunos do colégio em seu gabinete para discutir o projeto.

“Só quem já sofreu com a doença sabe como é importante o combate a dengue, e é preciso lembrar que esta é uma doença que mata; nosso objetivo é plantá-la em áreas de várzea, margem de rio, córregos e lagos, e assim ter um eficiente inseticida natural contra a dengue espalhado pela cidade”, pontuou Lindomar.

O secretário enfatizou que vai trabalhar, junto ao secretário de Saúde, Valdecir Feltrin, para estimular a população e os estudantes do ensino municipal e estadual para abraçar a idéia. “Esta é uma planta de fácil manuseio, basta mantê-la em ambiente úmido; além disso, nos iremos massificar o plantio da crotolária no horto”, destacou Lindomar.

PLANTA REPELENTE - A crotolária, também conhecida como planta repelente, é uma pequena leguminosa que produz flores amarelas que atraem libélulas, insetos predadores que se alimentam de outros insetos.

“As libélulas precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas, e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito Aedes Aegypt. Depois de adulta, a libélula também se alimenta do mosquito da dengue, o que a torna uma ótima arma biológica natural para combater o transmissor desta doença que vitima muitos brasileiros todo ano”, explicou a professora de Biologia Etiene dos Santos.

A professora ressaltou que é necessário cultivar a planta para que ela floresça, pois é a flor da crotolária que atrai a libélula.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Laura Cristina Braga, parte dos 350 alunos vão distribuir mudas da planta na Vila Mamed enquanto o restante do grupo foi dividido e estará entregando panfletos para conscientizar a população na Avenida Dom Pedro, na Praça dos Carreiros e na Rua Afonso Pena, onde alunos fantasiados de mosquito da dengue realizam a entrega de sementes da ‘planta repelente’.

ANIMAIS - A coordenadora do projeto Cleide Fraga alerta para os cuidados que os donos de animais domésticos devem ter. “Cães e gatos costumam comer plantas, e esta é uma espécie tóxica; não que a ingestão vai matar os animais, mas pode provocar neles reações alérgicas além de outros problemas”, finalizou Cleide.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet