Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

UFMT

Semana de Comunicação começa no dia 16 com 5 oficinas

Foto: Focaia do Araguaia

A Semana da Comunicação será de 16 a 19/11

A Semana da Comunicação será de 16 a 19/11

A primeira Semana de Comunicação do Araguaia, com objetivo de divulgar o curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) será realizado de 16 a 19 de novembro no campus universitário recém-inaugurado na saída de Barra do Garças para Cuiabá. O evento com mesa redonda, palestras e oficinas será realizado de 16 a 19 de novembro com a participação da comunidade acadêmica do Araguaia e convidados.


As inscrições foram abertas para cinco oficinas com temas diferentes sobre comunicação: ‘A língua publicitária como ferramenta de persuasão’ , ‘Comunicação Administrativa Escrita’, ‘O perfil do profissional do século XXI’, ‘Terminologia Comunicacional’ e outras técnias expansivas de escrita, publicidade e ética profissional.

Na abertura da Semana de Comunicação, o público vai assistir uma mesa redonda que vai discutir a expansão e os possíveis malificios das ‘Redes sociais e imprensa’. O curso de Jornalismo foi uma das grandes conquistas da UFMT para o Vale do Araguaia que hoje tem 16 cursos e quase 4 mil alunos. Já foram abertas duas turmas de Jornalismo e no Enem deste ano foram disponibilizadas mais 45 vagas para os candidatos.

As inscrições podem ser feitas através do blog Focaia do Araguaia (http://focaia.blogspot.com)

Confira a seguir a programação da 1ª Semana de Comunicação do Araguaia


16 DE NOVEMBRO

17h30: Credenciamento
19h30: Cerimônia de abertura
21h: Mesa redonda: “Redes Sociais e Imprensa”
Debatedores: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (ANHANGUERA/UNIDERP)
Profª. Me. Patrícia Kolling (UFMT)
Mediador: Prof. Me Deyvisson Costa(UFMT)


17 DE NOVEMBRO

17h30: Oficinas 1 e 2 (sala 1 e 2)
19h30: Palestra “Imprensa em Mato Grosso: história e perspectiva”
Jornalista Onofre Ribeiro (Secretário de Comunicação – MT)
21:30: Atividade Cultural: Cine Pipoca e debate


18 DE NOVEMBRO

17h30: Oficinas 3 e 4 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “Olhos de voyer e dedos de flaneur”
Prof. Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT/Cuiabá)
21h30: Atividade Cultural: apresentação de dança de Hip Hop e debate


19 DE NOVEMBRO

17h30: Oficinas 4 e 5 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “A mídia e a verdade”
Prof. Me. Wilton Divino da Silva Júnior (UFG)
21h30: Atividade Cultural: Apresentações regionais de música e poesia
22h: Cerimônia de Encerramento


OFICINAS – SEMANA DA COMUNICAÇÂO

Oficina 1: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - UFMT Cuiabá
Especialista em Docência no Ensino Superior e Marketing e Turismo pelas Faculdades Cathedral

Oficina 2: COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA ESCRITA
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)

Oficina 3: A TRANSGRESSÃO GRAMATICAL NA LINGUAGEM DA PROPAGANDA
Dia: Quinta (18/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Resumo: Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Palavras-chave: gramática, propaganda, linguagem.

Oficina 4: O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Resumo: Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.

Oficina 5: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta (19/11)
Vagas limitadas: 15 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Resumo: Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet