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Terça-feira, 26 de setembro de 2017

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'Batalha" de preços e nervos entre defensores do VLT e BRT se acirra

Da Redação - Alline Marques

05 Abr 2011 - 18:26

A guerra de preços e de nervos entre os grupos empresariais que defendem a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e do Bus Rapid Transit (BRT) teve lances interessantes após as declarações do diretor-presidente T’Trans, Massimo Giovina-Bianchi, segundo o qual o preço da passagem do VLT pode ser "até 10 vezes mais barata do que a de do BRT.
 
Segundo Bianchi, a tarifa do VLT nas cidades americanas, como Dallas e Denver, custa entre US$ 0.48 e US$ 1.88, respectivamente. Enquanto a passagem do BRT, nas mesmas cidades, é de US$ 4.15 e US$ 2,6, respectivamente.

Os dados foram apresentados durante entrevista coletiva concedida hoje pelos representantes da T'Trans, logo após reunião com o governador em exercício, Chico Daltro (PP), e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP). 

A diferença nas passagens está relacionada ao tempo de troca da frota, sustenta o diretor da T'Tran. Isso porque, o tempo útil do ônibus do BRT é, em média, de sete anos, enquanto o VLT dura até 30 anos. "O custo da compra desses ônibus e da manutenção estará embutido nas passagens e é o cidadão que paga", assegura. 

O  estudo comparativo entre o VLT, BRT e Diesel Multiple Unit (DMU), que seria o VLT movido a diesel, foi outro lance interessante na guerra de nervos que vem sendo travada nos bastidores entre "veeletistas e beerretistas".

Ele deu todas as garantias de que o VLT é o sistema mais adequado para Cuiabá e afirmou que o corredor de ônibus está ultrapassado.

Além disso, garante Massimo Bianchi, o VLT seria até 30% mais rápido do que o BRT, pois o sistema de trilhos tem vantagem no tempo de parada dos ônibus. Outro aspecto levado em consideração é a capacidade de passageiros em cada um dos veículos. O ônibus tem comporta apenas 163 passageiros, enquanto o trem consegue chegar a 500 pessoas.

O VLT também é de fácil acesso e tem sistema automatizado, com a opção de aumento na capacidade de passageiros, pois possui sistema de acoplamento, podendo acrescentar até dois bondes.

O empresário apresentou as vantagens do sistema de trilhos atestando a seguridade do modal, principalmente, na redução de acidentes, devido à segurança na condução do veículo que possui um sistema que permite uma integração maior com o trânsito.

Outro ponto positivo é a durabilidade dos ‘bondes’ do VLT que duram até 30 anos, enquanto os ônibus do BRT exigem a troca a cada sete anos, encarecendo ainda mais o sistema. Para Massimo, o sistema de corredor de ônibus possui a vantagem de servir como um alimentador do sistema estrutural de capacidade mediana.

Por outro lado, os empresários que defendem a implantação do BRT garantem que a passagem não deve passar de R$ 1,00. No entanto, a informação foi quesitonada pelo deputado José Riva (PP), que alegou que estariam omitindo dados como a troca da frota, que deverá estar incluso.

Além disso, outro fato que deve ser levado em consideração é de que a obra do BRT, avaliada em quase R$ 500 milhões, deverá ser executada pelo Estado e repassada para uma empresa administrar. Enquanto, a construção do VLT deverá ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Atualizada às 22h42

37 comentários

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  • Maraisa
    07 Abr 2011 às 13:51

    Cartel de ônibus (BRT) = AGECOPA $$$$$$$$$$$$$$$$$

  • JOSE
    07 Abr 2011 às 10:29

    na VERDADE a agecopa foi comprada pela BRT e o Riva foi comprado pela VLTe a sociedade quem paga

  • Luiz Orlando
    06 Abr 2011 às 13:50

    Leitor Atento e Intrigado, você já viu alguém provar alguma coisa das denúncias que falam aqui? Já viu alguém dar algum dado sequer de alguma coisa do que falou? NADA. SÃO SÓ FOFOCAS, São frases que incluem: é lógico que tem..... eu ouvi dizer.....Claro que tem....Ta mais na cara....Me falaram.... e assim por diante. Até você citou uma: será pq $$$$$$$. Somente um maluco tomaria uma providência usando o que se escreve aqui. Em tempo: O MPE só atua se for acionado por alguém. Se levarem até provas concretas da existência de que algo errado está acontecendo.

  • gabriela bezerra
    06 Abr 2011 às 11:15

    Se alguem lhe perguntar, você prefere ir trabalhar de ônibus ou metrô? Me desculpe se alguem disser que prefere ônibus, porque esses que estão preferindo o tal do ônibus, deve ser porque estâo sendo beneficiados financeiramente pela preferencia. Tenha dó, falo em nome do povo! tão levando um por fora e acha que ninguém vai desconfiar. Tenham conciência, o povo pede pelo VLT.

  • Marcos
    06 Abr 2011 às 09:23

    Se o governador optar pelo BRT ele será o responsável pelo maior retroceso na história de MT. Governador se existe um pouco de consideração para com o povo vote logo pelo VLT. Pense no nosso trânsito caótico e busque o que é melhor para MT e não para um gruo de meia dúzia.

  • Alfredo Moreira
    06 Abr 2011 às 08:10

    Pela Ordem do que é melhor para Cuiabá: 1º MONOTRILHO 2º VLT e 3º BRT (DECADENTE E ULTRAPASSADO).

  • itamar
    06 Abr 2011 às 08:08

    "ABRE O OLHO SILVAL", vc quer ser o goverandor responsavel pela implatação de um sistema já falido!!! Não podemos negar que existe interesses de ambos os lados, o Riva não é um santo!!! Deve estar pensado em algo mais na frente. Porem neste caso ele têm razão. O VLT é um sistema moderno e ponto. Governador o fato é o seguinte: Botar o BRT e ser conhecido como alguem que instalou um sistema ultrapassado, ou, o VTL e deixar o grupo do RIVA ser vencedor, neste caso no entanto vc têm pode ter uma extrategia de ter analisado os sistemas e ter tomada a desição correta independente de grupos politicos. Quero ver do que você é feito Governador...Têm que ser e fazer politica, a boa politica é claro.

  • Leitor Atento e intrigado
    06 Abr 2011 às 08:06

    Gente eu fico intrigado com tantas denúncias aq neste site e niguém toma providências, geralmente tem algum fundamento, será pq $$$$$$$$$$$.

  • OS VARZEAGRANDENSE e a realidade
    06 Abr 2011 às 05:51

    + CLARO QUE TEM O interesse DE ALGUEMMMMMMMMMM AI DA AGECOPA nesse BRT.. pois soma os 25% DO EX- PREF. EX-GOV E ATUAL sanador DONO socio da UNIÃOzãoooo + NHAMBIQUARA & trimeqqqqq E VIRA BRTzãoooooooo mesmoooo nê, I é Nez MAGA- LHÃEZZZZZZZZ eles que fezzzz você e a DENTALLLLL. povo sabe coisa que até DEUS duvida + o MP & OAB/ não sabem nada COITADINHOOOOOOOOOO DELES.

  • POVO e a COMUNIDADE: VGde
    06 Abr 2011 às 05:36

    kkkk rs rs rs OS CORONÉIS aqui da VARZEAGRANDE donos de 25% da UNIÃO TRANSPORTES + 25% DA NHAMBIQUARA & 25% TRIMEC querem A ((BRT)) *bom rodar na terra* kkkrs rsrs É QUE ASFALTO ELES NÃO FAZ MESMO kkkk TÁ =zinho o Jd: PAULA 1 E O parque berneck FEITO PELA TRIMECCCCCCCCCCCCCCCCC...

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