Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’ será comemorado no Sesipark, em Cuiabá

No mês em que é comemorado o ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’, celebrado em 21 de setembro, uma série de ações são realizadas em todo o país para homenagear pessoas especiais e conscientizar o restante da população quanto à importância de iniciativas que promovam a inclusão social. Para atingir este objetivo, o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) promove em Cuiabá a segunda edição do evento em comemoração à data, no dia 17 de setembro (quinta-feira), a partir das 8h.


O local escolhido foi novamente o Sesipark, maior complexo de lazer do Estado, localizado no bairro Morada do Ouro, na capital. Neste dia, o parque estará aberto gratuitamente para os deficientes e um acompanhante, que poderão aproveitar toda a estrutura do local e participar das atividades programadas especialmente para a ocasião. Como no ano anterior, os visitantes terão direito a almoço, lanches no período da manhã e a tarde, pipoca, algodão doce, picolé, refrigerante e água, tudo de graça. O evento terá ainda atrações culturais, entre elas o show dos humoristas Nico e Lau e do Grupo Jaboti, que apresentará um teatro de bonecos.

Em 2008, o evento reuniu mais de 2.000 visitantes. “A data que celebra a luta das pessoas especiais merece uma comemoração grandiosa como esta que será promovida pelo Sistema Fiemt, que valoriza a promoção de ações sociais e de cidadania para a população mato-grossense”, avalia o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes. Para este ano, é esperada a participação de mais de 2.500 pessoas. “Em virtude do sucesso registrado na edição anterior, estamos nos preparando para receber um público ainda maior”, destaca. Para garantir o acesso ao local do evento, será disponibilizado transporte gratuito que sairá de pontos estratégicos da cidade com destino ao Sesipark.

CADASTRO – Durante o evento, será realizado o mapeamento do perfil e das necessidades de formação profissional das pessoas com deficiência, por meio de um cadastro que levantará informações como o tipo de deficiência, escolaridade, transporte utilizado, cursos profissionalizantes, entre outros. A iniciativa faz parte do ‘Programa Senai de Ações Inclusivas’ (PSAI), que visa oferecer cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional a este público. Na edição do ano passado, foram realizados mais de 600 cadastros.

“Com as informações obtidas no ano anterior, montamos um banco de dados que utilizamos para a formatação de cursos que sejam adequados às necessidades deste público e para atender as demandas de empresas que nos procuram em busca de profissionais com deficiência para contratação”, explica a coordenadora do PSAI, Denise Molina. A coordenadora ressalta ainda que as pessoas que já possuem o cadastro podem atualizá-lo durante o evento. “É a oportunidade para que aqueles que tiveram alguma mudança de endereço, telefone ou alguma outra informação possa manter seu cadastro atualizado”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação do evento, que será realizado no dia 17 de setembro (quinta-feira), a partir das 8h, no Sesipark. Mais informações pelos telefones (65) 3611-1560/1554.

8h - Recepção dos convidados

9h - Hidroginástica e brincadeiras

10h - Show com NICO & LAU

11h - Almoço

13h - Atividades culturais

14h - Teatro de bonecos com o grupo Jaboti

16h - Encerramento
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet