Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Tecnosegurança

Cuiabanos são vigiados como no Big Brother em prol de mais segurança

Em 1949, o escritor inglês George Orwell escreveu o livro Nineteen Eighty-Four (1984 na edição brasileira), na qual criou uma sociedade fictícia que vivia sob a constante vigilância de câmeras e a repressão de um ditador chamado de “Big Brother” (Grande Irmão). Agora, as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, como no diverso reality show homônimo ao vilão de Orwell, também são vigiadas por uma série de câmeras, mas com uma finalidade muito diferente: proteger a população.


No total, 72 câmeras estão espalhadas pelas cidades vizinhas, vigiando tudo o que acontece dentro dos 200 metros de raio de alcance de cada câmera. Elas funcionam como verdadeiros olhos para as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiro e a Guarda Municipal de Várzea Grande - corporações que trabalham em conjunto no CIOSP (Centro Integrado de operação de Segurança Pública).

“As câmeras até mesmo dispensam a necessidade de uma chamada de emergência para acionar as autoridades. Bastantes casos de agressão, furtos e tentativas de roubos são flagrados pelas imagens”, disse o coronel do Corpo de Bombeiros Cesar Brum, coordenador do CIOSP.

Incêndios e acidentes de trânsito também são rapidamente identificados graças ao equipamento de segurança. Dessa forma, o Centro Integrado pode acionar o socorro de forma antecipada a uma ligação de emergência. Segundo dados da Secretária de Justiça e Segurança Pública, 40 ocorrências foram geradas a partir da guarda remota desde a implantação, em outubro de 2009, até dezembro.

O equipamento de vigilância também seve para confirmar a veracidade de uma chamada feita aos serviços de emergência das corporações que compõe o CIOPS (190 à PM, 193 ao Bombeiro e 197 à Polícia Civil). Com as imagens, os agentes do centro integrado podem verificar se realmente existe uma ocorrência ou se a ligação é apenas um trote. Endereços também podem ser facilmente confirmados com as imagens

Outro apoio importante da guarda remota tem sido no envio de imagens a Polícia Civil, sempre que solicitada, a fim de facilitar em uma investigação, ou até mesmo em uma pericia criminal.

Além disso, graças a possibilidade de locomoção, o equipamento também serve como suporte em períodos de operações reforçadas. Neste carnaval, por exemplo, as câmeras foram redirecionadas para locais estratégicos, mantendo os foliões sob vigilância integral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet