Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cultura

União da Ilha supera prejuízos e faz festa com enredo sobre Darwin

União da Ilha supera prejuízos e faz festa com enredo sobre Darwin
A União da Ilha do Governador foi uma das três escolas prejudicadas pelo incêndio ocorrido na Cidade do Samba, mas conseguiu recuperar alegorias e fantasias. Os prejuízos serviram de motivação extra para uma apresentação emocionada. Ela abriu a segunda noite de desfiles no Rio de Janeiro contando a história e as viagens do naturalista inglês Charles Darwin. O desfile começou às 21h25 e terminou às 22h47 desta segunda-feira (7).


Por causa do incêndio, ela não participa da disputa pelo título também não corre risco de ser rebaixada. Os estragos do fogo foram lembrados principalmente no fim do desfile em uma ala formada por funcionários do barracão. Eles carregaram uma faixa na qual celebravam o fato de ninguém ter ficado ferido no acidente. “Nosso barracão pegou fogo, mas graças a Deus nenhum de nós se queimou. Amamos nossa União da Ilha”, eram as frases estampadas em um pano branco.

O incêndio não foi capaz de acabar com a nossa alegria e com a nossa emoção"Bruna Bruno, rainha de bateriaA despreocupação com as notas contribuiu para que a União da Ilha fizesse um desfile bastante alegre e marcado por um samba cheio de ritmo e bem executado pela bateria. Os ritmistas foram comandados pelo mestre Riquinho e desfilaram como “besouros”. A rainha de bateria Bruna Bruno brilhou em uma fantasia inspirada nas borboletas. “Estou sem palavras. O desfile foi emocionante. A Ilha mostrou que vinha para ganhar o título. O incêndio não foi capaz de acabar com a nossa alegria e com a nossa emoção,” afirmou.

Evolução
Apesar dos imprevistos, a escola desfilou com 3,5 mil componentes. Ao longo da apresentação, não faltaram insetos e animais gigantes para contar as descobertas do naturalista. No sambódromo, Darwin foi representado pelo ator Alexandre Nero.

A infância de Darwin foi lembrada já no primeiro setor. A escola mostrou o interesse prematuro do cientista pela natureza e relacionou o início da vida do naturalista à origem do universo. Com réplicas de fósseis de dinossauros, o abre-alas apresentou vulcões e o escudo da escola. Peixes, cavalos marinhos, águas-vivas e moluscos foram alguns seres do oceano que vieram no segundo carro alegórico da União da Ilha, representando a água como berço da vida. No meio desse mar esteve o navio Beagle, usado por Darwin em sua expedição.

O interesse do cientista pelas plantas apareceu na alegoria que representou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, local visitado por Darwin. As referências incluíram de estufas a plantas carnívoras. Como num filme de ficção científica, o público interagiu com aranhas, lagartas e abelhas gigantes. A alegoria que representava a aranha foi uma das que ficaram totalmente destruídas pelo fogo e precisou ser reconstruída de forma mais modesta. Mesmo mais simples, o carro atraiu a atenção por seu tamanho e estrutura.

Outro destaque da escola foi a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira formado por Ronaldinho e Verônica. O intérprete Ito Melodia puxou o samba na Sapucaí e fez ecoar os versos que contagiaram o público: “hoje eu quero brindar.../A Ilha/Nessa Avenida dos sonhos brilhar/O meu amanhã só Deus saberá/A vida vamos celebrar”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet