Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Festival do Rasqueado começa nesta quinta-feira

O Festival do Rasqueado de Cuiabá vai reunir músicos consagrados e novos talentos em três dias de festa, em Rosário Oeste (a 133 km de Cuiabá) e na capital mato-grossense. São mais de 30 atrações artísticas capitaneadas por mais de 200 músicos. O Festival começa nesta quinta-feira, dia 25, em Rosário Oeste, trazendo ao palco da praça principal artistas do município, como Joemil Araújo, prefeito da cidade; e convidados, como Nico e Lau, banda Viola de Cocho, Roberto Lucialdo, Sarau Cuiabano, Guapo, Banda Terra, Gilmar Fonseca, João Eloy, Dílson de Oliveira e Julio Coutinho.


Na sexta, dia 26, é a vez do Museu do Rio se transformar no território do rasqueado, uma das manifestações culturais mais expressivas de Cuiabá. Na capital, o espetáculo começa 20h e traz ao palco, na sexta-feira, dia 26, Sarau Cuiabano, Analice Fonseca e Siminina, Daniel de Paula, Banda Estrela Luz, Banda Prato da Casa, Jorge Santana, Domingão, Joemil Araújo, João Manoel, Dílson de Oliveira, Flor Morena, João Bolinha, Meire Pinheiro, Nico e Lau, Gilmar Fonseca, e os novos talentos Geandro Moura, Fabio Capilé, Dhaffiny e Najla, Antonio Floriano de Oliveira e André Avelino. Vale destacar que a entrada é franca.

No sábado, dia 27, a Orquestra do Estado de Mato Grosso inaugura a maratona de shows, a partir das 19h30, seguida por Vera Capilé e Abel dos Hanjos, Guapo, Taís Serra, Paulo Henrique, Belita Lira, Beto e Leudes, Dona Belinha, João Eloy Nadia Neves e Roberto Lucialdo.

Cada cantor ou banda apresentará de uma a seis canções, resultando em shows dinâmicos, e os novos talentos interpretam suas músicas inéditas. O Festival será gravado em DVD, com direção de Luiz Marchetti.

Uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura, e Associação Cuiabana do Rasqueado Mato-grossense, o Festival materializa a parceria do poder público com a entidade. O objetivo é resgatar e fortalecer o rasqueado, um ritmo que exala a força da cultura cuiabana. Para o secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, o Festival de Rasqueado será um espetáculo que promete emocionar toda a família. “Temos a expectativa de receber 10 mil pessoas diariamente para shows com excelência artística”, comentou Olimpio.

Novos Talentos – Selecionados na prévia do Festival do Rasqueado, seis cantores apresentam seis canções inéditas neste fim de semana, dividindo o palco com os grandes nomes do gênero musical. André Avelino, Antonio Floriano, Dhaffiny e Najla, Fabio Capilé e Geandro Moura conquistaram vaga no evento após uma disputa acirrada na última sexta-feira, no Morro da Caixa D´Agua Velha. Sob a avaliação de uma comissão formada pela coordenadora de cultura da Universidade Federal de Mato Grosso, Silbene Perassolo, pelo violinista Jorge Moura, pelo músico sargento Franklin Teixeira, e pelo diretor de Tv Eduardo Carvalho, os vitoriosos provam que o rasqueado continua inspirando composições. Os novos talentos serão acompanhados por músicos experientes como Julio Coutinho, Marcos Levi, Hamilton Arruda e Paulo Lopes.

Rasqueado - A palavra rasqueado tem como significado "arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas, sem as pontear". Em Mato Grosso, a expressão musical Rasqueado Cuiabano ou Dança Popular Mato-Grossense traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.

Após o final do conflito, estes prisioneiros não voltaram para seu país de origem, permanecendo aqui e espalhando-se ao longo do rio, miscigenando-se e interando-se à vida dos ribeirinhos. Essa integração resultou em várias influências como as danças folclóricas polca paraguaia e o siriri mato-grossense. A fusão dessas duas danças resultou o pré-Rasqueado.

Com a proclamação da República e a necessidade do maior entendimento entre as duas classes (ribeirinhos e elite imperial), surgiu a oportunidade da popularização do rasqueado. Os senhores da classe imperial precisavam ser eleitos pelo voto do povo. Isto levou os coronéis a buscar uma música que trouxesse a população para as praças.
Iniciando-se a assimilação do ritmo popular, denominado rasqueado.

Rasqueado que traz em sua essência a sonoridade do Mestre Inácio, Benjamim Ribeiro, Honório Simaringo, José Agnelo, Mestre Albertino, Mestre Luiz Marinho, Zelito Bicudo, Nilson Costantino, Chilo, Conjunto Cinco Morenos, Conjunto Serenata, até o piano de Zulmira Canavarros e Dunga Rodrigues, entre tantos outros. O rasqueado animou as noites de saraus, as festas nas casas cuiabanas, extrapolou as fronteiras do Estado. Está impregnado em nossa essência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet