Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Lula diz que haverá crescimento "surpreendente" da economia em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o Brasil terá um "crescimento surpreendente" no ano que vem. . "O Brasil está saindo da crise, e no ano que vem vamos ter um crescimento surpreendente", disse em discurso em Campina Grande, na Paraíba.


Ele atribuiu parte da crise econômica ao pânico e lembrou que, nos encontros que tem tido com governantes de outros países, como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, só tem ouvido elogios à política econômica do Brasil. "E só tende a melhorar, não pense que há espaço para piorar", afirmou.

Diferentes estudos dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco apontam que, de fato, a recessão brasileira terminou em maio. Segundo os dados, após dois trimestres seguidos de retração, que caracterizaram recessão técnica no país, a economia brasileira voltou a se expandir exatamente no centro do segundo trimestre.

De acordo com o Bradesco, com os dados até maio, o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre já apontava um crescimento de 1,7% em relação aos primeiros três meses deste ano. Até abril, os resultados eram negativos.

Já os economistas do Itaú Unibanco detectaram em maio uma alta de 2,3% do PIB em relação a abril, o que também sugere a primeira expansão trimestral da economia após a crise. Os dados fazem parte de uma nova pesquisa, que segue a metodologia do IBGE, para estimar o PIB mensal, já livre de efeitos sazonais. Em abril, a pesquisa apurara retração de 0,7% em relação a março.

Novo PAC

Em inauguração de campus do Instituto Federal da Paraíba, Lula também afirmou que vai lançar, em fevereiro do ano que vem, um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para o período de 2011 a 2015, para que seu sucessor não tenha de 'começar do zero".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet