Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Câncer de pulmão: quase 30 mil brasileiros terão a doença

O mais comum de todos os tumores malignos - o câncer de pulmão - poderá atingir 27.630 brasileiros, sendo 17.800 homens e 9.830 mulheres em 2011. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que faz um alerta sobre a doença neste dia 8 de Abril, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pulmão.


Segundo dados do INCA, em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco e só no Brasil foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o tipo que mais fez vítimas. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

Evidências na literatura mostram que pessoas que têm câncer de pulmão apresentam risco aumentado para o aparecimento de outros cânceres de pulmão e que irmãos, irmãs e filhos de pessoas que tiveram câncer de pulmão apresentam risco levemente aumentado para o desenvolvimento desse câncer. Entretanto, é difícil estabelecer o quanto desse maior risco decorre de fatores hereditários e o quanto é por conta do hábito de fumar.

De acordo com a farmacêutica e bioquímica Vanina Tavares, professora do Curso de Enfermagem de Faculdade de Sorriso (FAIS), o fumo é o principal fator para o surgimento desse tipo de câncer. “Nove de cada dez vítimas foram ou são fumantes inveterados. A fumaça do cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Dessas, sessenta são consideradas cancerígenas”.

Vanina explica que depois de uma tragada, uma parte dos elementos tóxicos é absorvida pelas mucosas da boca e da garganta (o que eleva a probabilidade de tumores nesses locais), enquanto a outra é despejada nos pulmões. As substâncias perigosas do tabaco acumulam-se nos brônquios e nos alvéolos. Entre vários problemas, esse acúmulo causa mutações genéticas nas células pulmonares, o que pode levar ao câncer. “Quanto mais cigarros uma pessoa fuma, mais propensa está ao desenvolvimento de um câncer”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet