Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Comissão quer sociedade no enfrentamento à causa

A Comissão Multidisciplinar do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande e a Vara da Infância e Juventude da comarca promovem durante todo o mês de maio diversas atividades voltadas ao combate à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes. O lançamento oficial da programação ocorre na quinta-feira (12 de maio), às 10 horas, no auditório do Fórum de Várzea Grande, oportunidade em que o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Jones Gattass Dias, apresentará o livreto Justiça da Infância, elaborado pelos profissionais da Comissão. “A participação social no enfrentamento destes problemas é essencial”, pontuou o magistrado.


O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e toda a programação da comarca está voltada ao mês de enfrentamento a esse tipo de exploração. O objetivo das atividades é chamar atenção da sociedade para o problema da violência contra a criança e o adolescente. Para isso, serão distribuídos panfletos (informações com telefones da rede de atendimento), cartazes e folders, além do Estatuto da Criança e Adolescentes e o próprio livreto.

Na programação estão previstos trabalhos de conscientização na região do Posto Zero, em Várzea Grande, no próximo dia 13. O mesmo trabalho também será realizado no dia 20 em Nossa Senhora do Livramento e, nos dias 23 e 25, no Terminal André Maggi. No dia 26 quatro escolas municipais e estaduais serão visitadas pelos agentes, que conversarão com professores e alunos. No dia 27 será realizada a Sessão Pipoca, com a exibição dos filmes que alertam sobre a questão de violência contra crianças e adolescentes. A programação finaliza no dia 28, quando será realizado o chamado ‘sábado social’ na Academia de Polícia do Jardim Costa Verde, entre 8h e 17h, oportunidade em que psicólogos, cabeleireiros e dentistas realizarão atendimentos à comunidade.

A coordenação do evento estará a encargo dos agentes da infância e juventude Tiago Perussi Lima Rodrigues e Rosângela Soares dos Santos Siqueira. “Queremos conscientizar a população em relação à exploração sexual e o combate à pedofilia. Buscar chamar a sociedade como nossa parceira. Os problemas estão migrando, como, por exemplo, a exploração sexual, que está deixando de ser praticada apenas em pontos já tradicionais e acabam ocorrendo em festas particulares. Para combater isso, é essencial a participação da população”, salientou Tiago Perussi.

As atividades do Mês de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes têm os seguintes parceiros: Polícia Militar, Polícia Civil, Cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Mato-grossense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Várzea Grande, Conselho Municipal de Assistência Social de Várzea Grande e Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet