Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Delúbio usa revista para buscar apoio de deputados e senadores à refiliação ao PT

Em campanha pela refiliação, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares começou uma nova ofensiva nesta semana. Expulso em 2005 do PT após o escândalo do mensalão, ele tem circulado pelos gabinetes de deputados e senadores petistas em busca de apoio para voltar aos quadros do partido.


O principal argumento para o convencimento dos correligionários é uma revista elaborada por ele em sua própria homenagem.

Com 116 páginas, a revista tem depoimentos em favor de Delúbio, como a defesa apresentada ao PT em 2005 quando foi expulso do partido. Os 10 mil exemplares da publicação teriam custado ao ex-tesoureiro R$ 9.200.

O ex-petista tem a pretensão de disputar uma vaga pela legenda à Câmara dos Deputados em 2010, mas integrantes do Diretório Nacional do PT acreditam que o partido não vai voltar a discutir o assunto em curto prazo, o que inviabilizaria a possibilidade da filiação a tempo de Delubio ser candidato pelo PT no ano que vem.

Em conversas com integrantes do partido, Delubio avalia, segundo interlocutores petistas, que teria condições de se eleger mesmo após o escândalo do mensalão que resultou numa série de processos contra o ex-tesoureiro na Justiça e que não foi julgado.

Procurado pelo ex-tesoureiro, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), afirmou que há espaço para discutir o retorno dele. "Já transmiti ao comando do partido que em princípio eu não vejo que está punição deva ser eterna. Ele reconheceu que houve alguns erros e do ponto de vista do que aconteceu naquele episódio, a responsabilidade não foi apenas dele. Ele assumiu que houve recursos não contabilizados", disse.

Segundo Suplicy, a volta de Delúbio estaria condicionada a um novo modelo de controle de arrecadação e despesa do partido. "Agora, eu defendo que ao mesmo tempo o partido a partir de agora passe a ter um sistema de registro de suas receitas e despesas de maneira transparente, em tempo real, com todas aquelas receitas, sejam elas de fundo partidário, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, sendo divulgadas na internet", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet