Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Anac ''premiará'' maior espaço entre poltronas de aeronaves

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai criar um selo de qualidade para as empresas que oferecem maior espaço entre as poltronas. Segundo a presidente da Anac, Solange Vieira, o órgão está realizando estudos com médicos e com fisioterapeutas para identificar o espaçamento ideal para o passageiro e considerará a distância entre as poltronas e a largura da cadeira.


As empresas que não estiverem de acordo com o padrão de qualidade não serão punidas. O selo entra em vigor neste ano e poderá ser usado como um diferencial na oferta de serviços. "Cada companhia faz o que quer, e o consumidor escolhe", afirma Vieira.

A decisão da agência atende a uma reivindicação antiga do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Quando assumiu o cargo, em 2007, ele prometeu resolver o problema da falta de espaço em poucos meses. O projeto do selo de qualidade será apresentado ao ministro nas próximas semanas.

O presidente da TAM, David Barioni, afirmou que o espaço não deveria ser o único item a ser avaliado como padrão de qualidade. "Precisamos conversar com a Anac para saber qual é a ideia, porque espaço entre poltronas por si só não é um bom referencial. Tem de vir com outras coisas, como tarifa e serviço de bordo."

Hoje, não existem distâncias mínimas obrigatórias entre as poltronas, mas no processo de certificação da aeronave a medida deve ser suficiente para que todos os passageiros saiam do avião em até 90 segundos.

Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, o preço continuará a ser a principal referência do consumidor. "Estimula a melhora do serviço, mas o preço faz a diferença."

A configuração das aeronaves é um dos fatores que as empresas levam em conta nos cálculos de rentabilidade. Quanto menor a distância, maior o número de passageiros em um mesmo avião.

A Anac anunciou ainda que vai contratar uma empresa para prestar serviços de atendimento por telefone ao usuário. A operação começa ainda no primeiro semestre.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet