Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Parati africana, Essaouira é boa opção de descanso

Pouco visitada pelos turistas ocidentais, o balneário litorâneo de Essaouira é uma excelente opção de descanso depois de alguns dias agitados em Marrakech. Distante somente 150 quilômetros da cidade, chegar em Essaouira é fácil e barato.


O percurso é feito por uma estrada de ótima qualidade e em ônibus confortáveis, ao custo de aproximadamente R$ 30 por pessoa. Vale, todavia, comprar a passagem com antecedência na estação de Marrakech.

A cidade lembra, à primeira vista, uma versão de Parati do outro lado do atlântico. A semelhança não é mera coincidência.

No século 16, a região foi ocupada pelos portugueses, no auge de seu período de conquistas no litoral norte-africano.

A principal atração turística de Essaouira é uma fortificação construída pelo Reino de Portugal, o Castelo de Mogador, em 1506, capitulado pelos muçulmanos por 20 anos, dando início a um novo ciclo de ouro do domínio árabe em todo o Magreb.

Do alto do forte se tem uma visão belíssima de toda a cidade e do litoral, que é tomado por milhares de gaivotas.

A praça central, ao lado do porto, é circundada por edifícios pintados em azul e branco, muito semelhantes às casas coloniais portuguesas de Parati. Ao longo do litoral também se encontram ruínas de edificações lusas do período.

Famosa pelo surfe e o windsurfe, boa parte dos visitantes estrangeiros de Essaouria é composta por esportistas oxigenados e bichos-grilos, o que cria uma atmosfera curiosa: no lugar da música árabe, o reggae toma conta das ruas, e o rock, dos cafés e restaurantes.

Ainda assim, as coisas continuam parecendo bem muçulmanas, especialmente dentro da Medina, onde quem manda é o comércio tradicional. Embora seja pequena e aparentemente com poucos atrativos, o clima sossegado de Essaouira garante uma estadia de três dias ou mais sem aborrecimento.

Para quem ainda está procurando programação para lá de Marrakech, um ótimo passeio é visitar o famoso Vale do Ourika, que acompanha a Cordilheira do Atlas, cadeia de montanhas com picos nevados que se estende por 2.400 quilômetros, passando pelo Marrocos, Argélia e Tunísia.

Distante somente 35 quilômetros de Marrakech, o pacote de um dia custa cerca de R$ 80 e permite ao visitante chegar ao pé dos picos de nevados, parando no meio do caminho para conhecer aldeias e provar pratos típicos dos berberes, as tribos habitantes do deserto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet