Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Orgânicos beneficiaram mais de 13 mil produtores

As atividades de fomento à agricultura orgânica desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) beneficiaram diretamente mais de 13 mil produtores, em 2008, com incentivo ao uso de insumos e processos adequados para produção dos orgânicos. O projeto Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes foi o destaque do setor. Criado em 2007, já rendeu 16 toneladas de sementes, distribuídas a mais de mil agricultores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará.


De agosto de 2006 a setembro de 2008, o Brasil exportou 37 mil toneladas em produtos orgânicos, que equivalem a uma receita de US$ 26,7 milhões. Desse montante, destacam-se produtos como a soja, com mais de 8 mil toneladas em vendas externas, o açúcar, com quatro mil toneladas, e o café, com 209 toneladas. Juntos registraram US$ 9,5 milhões em exportação. Os principais países de destino dos produtos foram Holanda, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra e França.

Pró-Orgânico - O programa de incentivo à produção orgânica está fundamentado em princípios agroecológicos. É reconhecido pelas vantagens ambientais e benefícios para a saúde humana. O grande avanço do programa ocorreu com a publicação do Decreto 6.323/2007, que regulamenta os alimentos orgânicos e permitirá a certificação dos produtos.

O Pró-Orgânico envolve ações de educação, fomento ao uso de produtos e processos apropriados, promoção do consumo responsável e organização da rede produtiva. Nove estados da federação e o Distrito Federal já estão produzindo: Pará, Acre, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet