Olhar Direto

Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Notícias

Promotor diz que Tiririca acertou menos de 30% do ditado

G1

12 Nov 2010 - 08:20

O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes disse nesta quinta-feira (11), após a audiência no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, que deverá impetrar mandados de segurança para que a Justiça Eleitoral garanta a produção de novas provas na ação penal que apura irregularidades nas declarações de escolaridade e de bens do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, o mais bem votado do Brasil, por 1,3 milhão de eleitores.

O promotor afirmou que Tiririca acertou menos de 30% do ditado a que foi submetido nesta quinta-feira para avaliar seu nível de alfabetização e teve resultado insatisfatório tanto neste teste quanto no exame de leitura.

saiba mais

Tiririca deixa o TRE após audiência "Em situações análogas, o Tribunal Superior Eleitoral considerou que seria alfabetizado quem acertasse 30% de um teste. Eu não vi 30% de acerto no ditado. Eu não encontrei isso", disse o promotor.

Lopes não quis dar detalhes do desempenho de Tiririca. "Ele leu o jornal. Não vou fazer considerações sobre fluência e velocidade. No ditado, ele errou substancialmente. Não vou dizer quais foram os vocábulos que ele deveria escrever assim ou assado e que não escreveu. A leitura dele é melhor do que a escrita, mas segundo parâmetros do Ministério da Educação, para se considerar a pessoa alfabetizada, não temos apenas escrita. Temos leitura, escrita, interpretação e aritmética. Do ponto de vista do MP, a interpretação foi insatisfatória."

Lopes considerou que houve cerceamento da acusação diante dos requerimentos formulados por ele durante a audiência, indeferidos pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira. Ele pediu, por exemplo, que a Justiça autorize a realização de um novo exame realizado por uma junta médica para se contrapor à perícia particular do deputado eleito, segundo a qual sua dificuldade de escrita se deve a problemas médicos.

"O Ministério Público constituiu uma junta médica e queria que o candidato se submetesse a essa perícia oficial e isso foi indeferido. " O promotor também reiterou a queixa de dificuldade de acesso a dados sobre o patrimônio do candidato. "Existe a denúncia no que se refere à ocultação de bens. Nós temos a necessidade de aferir se tem ou não tem. São necessários ofícios expedidos por quem tem poder para fazer quebra de sigilo bancário e sigilo fiscal. Esse momento seria hoje e não foi deferido. "

Frisando mais uma vez que o resultado da ação penal não vai impedir a posse de Tiririca em 17 de dezembro, o promotor afirmou que continua preocupado em apurar os crimes de falsidade ideológica e documental em sua declação de escolaridade.

"Não foi ele que fez o documento (declaração), não foi de próprio punho. Isso é uma questão. A outra é que no documento ele declara que sabe ler e escrever. No meu juízo de valor e para mero efeito do processo criminal, consultando a jurisprudência do TSE, considero que o resultado (do teste) é insatisfatório."

Dia cheio
Tiririca deixou a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo por volta das 21h45, após participar da audiência marcada. Ele não falou com os repórteres, mas levantou um cartaz que encontrou no quadro de avisos do Tribunal Regional Eleitoral de estímulo à adoção responsável de animais. A sentença não foi divulgada nesta quinta-feira. Segundo o TRE, não há previsão de quando a decisão será tomada.

À tarde, o desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse que o deputado "leu e escreveu" durante a audiência. Tiririca não quis se submeter à coleta de material para perícia, mas o desembargador entendeu que a realização do teste acabou superando a necessidade de nova análise de sua grafia.

O presidente do TRE não quis comentar, no entanto, o desempenho de Tiririca. "Não conheço o processo e seria leviano dizer. É o juiz (responsável pelo caso) que vai dizer isso", afirmou o desembargador. "Foi ditado e ele escreveu. Se escreveu mal ou bem, não vou dizer, não sei. Na hora de ler, ele leu. Se bem ou mal, é o juiz que vai avaliar."

Teste e ditado
Durante o teste, Tiririca teve de ler o título e o subtítulo de duas páginas de um jornal paulistano. Os textos usados foram de uma edição desta quinta: uma reportagem sobre o filme que homenageia Ayrton Senna e outra sobre a ação do Procon sobre estabelecimento que vendia produto vencido.

Ele também foi submetido a um ditado, extraído do livro “Justiça Eleitoral – Uma Retrospectiva”. O deputado eleito teve de reproduzir o seguinte trecho: “A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”.

Tiririca chegou por volta das 9h à sede do TRE, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele foi acompanhado de seguranças, que estavam em outro veículo. Antes de entrar no elevador, fez um breve aceno aos repórteres que o aguardavam em frente ao edifício. Na saída, não falou com os jornalistas.

Ação penal
Segundo o TRE, a resolução nº 23.221 dispõe que "a ausência do comprovante de escolaridade poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente".

A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi recebida em 4 de outubro com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • luis adm
    12 Nov 2010 às 12:04

    O Tirica mostrou que sabe o suficiente, inclusive passaria no vestibular da UNIC como ja foi dito aqui.

  • mauro
    12 Nov 2010 às 11:49

    LULA estaria reprovado neste teste. Pode cre. Quem comandou o Brasil, todos sabem, menos a população carente e sem noção, foi o José Dirceu.

  • Edvaldo
    12 Nov 2010 às 11:41

    Eu acho que o Tiririca teria que saber ler, escrever e contar. Afinal de contas, para entrar no clube dos melhores ladrões do país, é necessário muito conhecimento para congtar a dinheirama que é surrupiada dos cofres da nação. Manda o promotor ir caçar o que fazer. manda ele ir atrás da Erenice Guerra e da Dilma. O cara está querendo aparecer mais do que o palhaço. Manda ele ir para outro circo.

  • carlota joaquina
    12 Nov 2010 às 11:24

    Calma Adão da Silva,não estão perseguindo o Titirica por ele ser nordestino.Ocorre que analfabeto não tem a mínima condição de discutir projetos ou propo-los e não deveria nem ter tido o registro da candidatura deferido. Porem,para fazer coisa errada,se corromper,aí não tem nivel cultural em questão,qualquer malandro faz.

  • carlos simões
    12 Nov 2010 às 11:12

    Aqui elegeram o Homero, o Taques, e o Riva, porque então vetar o Tiririca? Já teve até Lino! Eo Henry?

  • Richard, the king of the beers
    12 Nov 2010 às 11:11

    Se ele fizesse o vestibuilar na Unic ele passaria com a mesma margem de acerto ou até menos, até eu passei.

  • Caroline Said
    12 Nov 2010 às 11:06

    No Brasil há lugar para todo mundo, inclusive pro toco1000...quanto ao Tiririca o promotorzinho deveria ir trabalhar em coisas mais importantes...quanto mais estudados o dia a dia tem demonstrado que são mais corruptos, naturalmente há muitas exceções.

  • toco1000
    12 Nov 2010 às 10:39

    Larga mão do Tiririca, deixa o cara assumir, NÃO VOTARAM NO PEDRO TAQUES??????

  • ADÃO DA SILVA
    12 Nov 2010 às 10:01

    BRAZIL COM "Z" MAIÚSCULO AINDA !!!!! FALA SÉRIO !!!!! ESSE PROMOTORZINHO NÃO TEM O QUE FAZER ??? POR QUE ELE NÃO VAI ATRÁS DOS GRANDÕES DESSE PAÍS ??? SERÁ QUE NA MESA DELE ELE ESCOLHE SÓ OS PÉ RAPADOS E VINDO DE FAMÍLIAS POBRES PARA IMPETRAR O SEU BELO E MARAVILHOSO TRABALHO ???? EU SOU DA SEGUINTE OPINIÃO ACHO QUE ESSES MAIS 1 MILHÃO DE ELEITORES QUE O TIRIRICA TEVE, DEVE ENTAR COM UMA AÇÃO. PERGUNTO A ESSE CIDADÃO VC SOLICITOU ALGUM DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DA ESCOLARIDADE DO PRESIDENTE LULA, QUANDO ELE FOI ELEITO PELA 1ª VEZ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ??? GOSTARIA QUE SE TIVER ALGUM ADVOGADO QUE ENTENDA BEM SOBRE LEIS, QUE DESSE UMA OLHADA NESSA SITUAÇÃO, POIS O QUE ESTÁ ACONTECENDO É UM ABSURDO, ESSE PROMOTOR ESTÁ DANDO UM TAPA NA CARA DE MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO ALFABETIZADOS E QUE MUITAS DEZENAS DELES DÃO AULA DE CIDADANIA, RESPEITO, DIREITOS IGUAIS PERANTE LEI, MESMO SÓ ASSINANDO O NOME. ISSO É UMA AFRONTA AS LEIS E A CONSTITUIÇÃO DESSE PAIS. O CIDADÃO AGORA QUER ATÉ QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DO TIRIRICA !!!! KKKKK CÚMULO DO ABSURDO !!!!! PEÇAM PRA ESSE PROMOTOR PERGUNTAR AO TIRIRICA SE ESTE TEVE AS MESMAS CHANCES QUE ELE TEVE DE ESTUDAR ???? EU ACHO QUE ALGUEM DE PESO DA REGIÃO NORDESTE DEVE VER ESSA SITUAÇÃO, POIS ISSO É UMA AFRONTA A UMA CLASSE DESSE PAÍS. SOU NETO DE NORDESTINO E ME SENTI REVOLTADO COM ESSE PROMOTOR. POR QUE SERÁ QUE O M.P NÃO VAI ATRÁS DO MALUF, DO PAULO PRETO E ALGUNS OUTROS MAIS ??? SERÁ POR QUE SÃO GRANDES DEMAIS ????? NESSE PAIS SÓ SE F.... QUEM É POBRE !!!!! "AINDA MAIS SE SABER LER E ESCREVER POUCO" !!!! QUAL É O INTERESSE NESSE CASO EM TIRAR FORA O TIRIRICA ???? ALGUEM SABE ESSA RESPOSTA ???? SERÁ QUE PARA SER PARLAMENTAR NESSE PAIS SERÁ NECESSÁRIO TER DOUTORADO ???? POR ISSO GENTE ACHO QUE TEMOS QUE ESTAR ATENTOS NO NOSSO DIA DIA E ABRIR NOSSAS BOCAS E OLHOS SEJA LÁ PRA QUAL GRAVATINHA OU CAPA PRETA FOR, QUE ESTIVER AFRONTANDO OS DIREITOS DE TODOS OS BRASILEIROS. ACHO INCLUSIVE QUE O TIRIRICA DEVE MOVER UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO POR ESSE TRANSTORNO TODO. REFLITAM SOBRE AS PESSOAS QUE PAGAMOS PARA NOS DEFENDER PERANTE AQUILO QUE REGE AS NOSSAS LEIS....

  • Mário
    12 Nov 2010 às 09:59

    O Brasil elegeu Tiririca como campeão de votos para demonstrar a sua revolta com os políticos que estão aí a anos só nos roubando aumntando impostos que nao retornam para a ppopulação mas servem para melhorar o salário e mordomia dos políticos. Diploma logo o Tiririca e aceitem o clamor popular que o elegeram, não tirem novamente o direito do povo escolher seus representantes.

Sitevip Internet