Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

ETA do Tijucal receberá nome do engenheiro Sátyro Phol Moreira Castilho

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2009, receberá o nome de “Engenheiro Sátyro Phol Moreira Castilho”. A confirmação foi feita pelo prefeito Wilson Santos durante solenidade de posse do seu segundo mandato. “Vamos homenagear um homem que fez muito pelo saneamento de Cuiabá e Mato Grosso”, disse Santos.


Conforme Santos, a entrega dessas obras de reforma e ampliação do Complexo ETA do Tijucal representa a sonhada universalização da água na Capital mato-grossense. “Trata-se de um empreendimento gigantesco, pesado na estrutura consolidada, e que inegavelmente trará aos cuiabanos os benefícios tanto ansiados durante décadas, no que diz respeito a um abastecimento de água regular, com fartura e excelente qualidade”.

Wilson informou ainda que a solenidade de inauguração contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos definir a data de inauguração de acordo com a agenda do presidente e não a do prefeito, pois a minha podemos alterar e a dele é mais difícil, já que o Lula possui uma série de compromissos tanto no Brasil como no exterior”.

O gestor cuiabano destacou que as obras da ETA do Tijucal são mais complexas do que se possa imaginar, pois não consta apenas a obra da estação de tratamento, mas inclui também uma nova captadora, novo decantador, casa de química, adutoras e reservatórios. “Todas essas obras estão sendo concluídas, e em menos de um ano não teremos mais débitos de água em Cuiabá, pois vamos acabar com os ‘baldes na cabeça’ e os poços artesianos”, ressaltou Santos.

Currículo - nascido em 20 de janeiro de 2005, Sátyro Phol Moreira Castilho é paranaense de União da Vitória. Foi diplomado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná. Freqüentou diversos cursos de atualização e treinamento nas áreas de Engenharia Rodoviária, Urbanismo e Saneamento.

O engenheiro foi contratado do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Mato Grosso, no período de 17/04/61 a 10/10/78. Foi prefeito de Rondonópolis, de 31/01/63 a 31/01/67; diretor de Operações da Usina de Açúcar de Jaciara S.A.; conselheiro representante da Abenc/MT; vice-presidente e presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de Mato Grosso; e primeiro presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso.

Sátyro Phol também foi professor da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (hoje Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet de Mato Grosso), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (UNIC).

Em abril de 2001, foi homenageado pela Assembléia Legislativa com o título de Cidadão Mato-grossense por ter dedicado toda a sua vida de trabalho em prol de Mato Grosso e Cuiabá.

Sátyro Phol Moreira Castilho faleceu em 13 de dezembro de 2005, em Cuiabá, aos 75 anos, vítima de câncer no pulmão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet