Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cultura

Jornal britânico destaca polêmica sobre funk carioca

A polêmica em torno de um projeto de lei estadual do Rio de Janeiro que obriga o poder público a proteger o funk como movimento cultural ganhou repercussão internacional. Reportagem publicada na sexta-feira (2) pelo jornal britânico "The Guardian" deu destaque ao ritmo carioca, cujos bailes dividem a opinião da população do Rio de Janeiro.


O projeto em questão, proposto em agosto passado pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) transforma o funk em "movimento cultural e musical de caráter popular". Além de combater a discriminação contra o gênero, o projeto pretende garantir que os bailes e festas não sejam proibidos pela polícia. Em várias ocasiões, a polícia fecha bailes nas favelas do Rio em busca de traficantes.

O texto destaca a revolta de muitos moradores do Rio contra vários estilos do gênero que fazem elogios ao crime (o chamado funk 'proibidão') e de conteúdo mais pornográfico, que para muitos críticos, estimula a sexualidade precoce entre crianças e adolescentes.

Em entrevista ao jornal, Freixo diz que apesar de o funk reunir 1 milhão de pessoas a cada fim de semana nos bailes, ainda é diminuído por muitas pessoas. Ele diz que o preconceito da classe média não é exatamente contra o ritmo, mas contra o lugar de onde vem, das favelas.

Ainda assim, a reportagem diz que o ritmo no mainstream nacional. Destaca, por exemplo, a apresentação que o DJ Marlboro fez no aniversário da filha do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e a pose de do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do grupo feminino de funk Gaiola das Popozudas.

O projeto de lei ainda está em tramitação na Assembléia Estadual do Rio de Janeiro e ainda deve ser aprovada em quatro comissões para ir a plenário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet