Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

Especialista recomenda cautela com orçamento doméstico em janeiro

Depois dos gastos com os feriados de fim de ano e com a chegada de impostos e de despesas com matrículas e material escolar, é preciso cautela para organizar o orçamento doméstico, de acordo com o consultor financeiro Marcos Crivelaro. “É uma boa época para colocar as contas em ordem”, recomenda.


Uma das orientações do especialista é separar as contas em dois grupos e dar prioridade de pagamento às que têm descontos à vista, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Em outros casos, segundo o consultor, o parcelamento pode ser uma opção viável. “Mas veja bem como vai parcelar, é importante observar a taxa de juros”, afirmou hoje (5), em entrevista à Rádio Nacional.

Para a compra de materiais escolares, a recomendação de Crivelaro é tentar fazer adquiri-los em parceria com vizinhos ou colegas de escola, o que pode garantir descontos ou melhores condições de parcelamento.

“O importante é fazer uma matemática de modo que você não fique sufocado no começo de ano. É preciso distribuir bem o dinheiro”. O consultor lembra que fevereiro e março também são meses de gastos elevados, principalmente por causa de impostos parcelados e do feriado de Carnaval.

Na avaliação de Crivelaro, apesar da perspectiva de impactos negativos da crise financeira internacional quem economizar pode ter um ano de orçamento controlado. “Vai ser um bom ano para quem tiver emprego e tiver reserva de segurança. Em tempos de crise, quem tiver dinheiro para pagar a vista vai se beneficiar”, apontou.

O consultor financeiro ressaltou, ainda, que a reorganização do orçamento doméstico também depende de novas formas de comportamento em relação aos gastos, o que inclui a avaliação da necessidade de comprar um produto e a pesquisa de preços para fazê-lo. “É possível mudar de lado: deixar esse modo de viver pagando tudo em financiamentos e passar a ter uma reserva e poder barganhar”, sugeriu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet