Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

China rejeita oferta da Coca-Cola pela Huiyuan Juice

O governo da China rejeitou a oferta de US$ 2,4 bilhões feita pela norte-americana Coca-Cola para comprar a China Huiyuan Juice Group, maior fabricante de sucos do país, afirmando que a união restringiria a concorrência. O acordo significaria a maior aquisição de uma companhia chinesa por uma empresa estrangeira. 


A decisão do governo representa um importante teste para a lei contra monopólio do país, que foi reforçada, e também pode esfriar a atividade local de fusões e aquisições. A Huiyuan possuía 32,6% do mercado de sucos ao fim de dezembro do ano passado.

A Coca-Cola disse que continua comprometida com o mercado chinês e com seus planos de investir US$ 2 bilhões no país nos próximos três anos. A empresa voltará seu foco para o fortalecimento de suas marcas locais. "Estamos desapontados, mas respeitamos a decisão do ministério", disse o executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, em comunicado. A Huiyuan também afirmou que respeita a decisão do governo e que seguirá operando normalmente.

A rejeição da compra também poderá dar munição aos críticos da China, que argumentam que Pequim, ao mesmo tempo em que pede que outros países abram seus mercados para o investimento estrangeiro, mantém limites significativos em seu ambiente doméstico.

Delphi

Um consórcio incluindo a Beijing Automotive Industry está em conversações para comprar ativos não-principais da fabricante de autopeças Delphi, informou hoje o jornal 21st Century Business Herald, citando pessoas familiarizadas com o assunto. A Delphi é a maior fornecedora de peças da montadora norte-americana General Motors (GM).

O grupo, liderado pelo governo municipal de Pequim, está interessado nas divisões de sistema de freio e suspensão da Delphi, mas não descarta comprar toda a empresa "se as condições forem adequadas", disse o jornal.

O consórcio também inclui a Beijing Automobile-Motorcycle Import & Export e o Grupo Yangzhou Tianbao. A Beijing Automotive tem joint ventures na China com as montadoras Daimler e Hyundai e controla a Beiqi Foton Motor. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet