Olhar Direto

Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Notícias / Educação

Acadêmicos de Filosofia da UFMT participam do 27º Enefil

Da Assessoria

12 Jan 2011 - 20:23

Acadêmicos do curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam do 27º Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia (Enefil). No evento, que acontece entre os dias 16 e 22 deste mês, serão apresentados quatro trabalhos de estudantes mato-grossenses, um fato inédito para o curso.

Ao todo, 35 universitários se inscreveram para assistir palestras e debater sobre o tema central “A Filosofia e sua possibilidade de atuação prática”.

O presidente do Centro Acadêmico de Filosofia da UFMT, Alair Fernando das Neves, lembra que, há cerca de dez anos o curso não participava de congressos. “Com a coordenação do Centro Acadêmico, os acadêmicos terão a oportunidade de renovar os olhares sobre a atuação da filosofia. A iniciativa também vai proporcionar o resgate da motivação dos acadêmicos quanto a se integrar a grandes eventos qualificadores”, destaca.

O acadêmico ressalta também que a disciplina de Filosofia se manteve fora da grade curricular do ensino médio durante décadas. A causa foi o regime militar, instaurado no Brasil em 1964. Contudo em 2008, o Senado aprovou o retorno das disciplinas.

A 27ª edição do Enefil será realizada na Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá, Niterói (RJ). A atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência e do Departamento de Filosofia.

Temas dos trabalhos a serem apresentados por mato-grossenses:

- “A formação do docente em Filosofia: a experiência Pibid” – coordenação de Fernanda Paixão;
- “Argumentos dialéticos e demonstrativos nos tópicos de Aristóteles e seus princípios comuns e fundamentais da linguagem” – coordenação de Cleber Rodrigues da Silva;
- “Elaboração e aplicação de questionário-diagnóstico-filosofia: o quê? para quê? Por quê?" – coordenação de Derly Jean Aniceto;
- “Ensino de Filosofia nas escolas de Ensino Médio” – coordenação de Walker de Barros Dantas.