Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Acadêmicos de Filosofia da UFMT participam do 27º Enefil

Acadêmicos do curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam do 27º Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia (Enefil). No evento, que acontece entre os dias 16 e 22 deste mês, serão apresentados quatro trabalhos de estudantes mato-grossenses, um fato inédito para o curso.


Ao todo, 35 universitários se inscreveram para assistir palestras e debater sobre o tema central “A Filosofia e sua possibilidade de atuação prática”.

O presidente do Centro Acadêmico de Filosofia da UFMT, Alair Fernando das Neves, lembra que, há cerca de dez anos o curso não participava de congressos. “Com a coordenação do Centro Acadêmico, os acadêmicos terão a oportunidade de renovar os olhares sobre a atuação da filosofia. A iniciativa também vai proporcionar o resgate da motivação dos acadêmicos quanto a se integrar a grandes eventos qualificadores”, destaca.

O acadêmico ressalta também que a disciplina de Filosofia se manteve fora da grade curricular do ensino médio durante décadas. A causa foi o regime militar, instaurado no Brasil em 1964. Contudo em 2008, o Senado aprovou o retorno das disciplinas.

A 27ª edição do Enefil será realizada na Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá, Niterói (RJ). A atividade conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência e do Departamento de Filosofia.

Temas dos trabalhos a serem apresentados por mato-grossenses:

- “A formação do docente em Filosofia: a experiência Pibid” – coordenação de Fernanda Paixão;
- “Argumentos dialéticos e demonstrativos nos tópicos de Aristóteles e seus princípios comuns e fundamentais da linguagem” – coordenação de Cleber Rodrigues da Silva;
- “Elaboração e aplicação de questionário-diagnóstico-filosofia: o quê? para quê? Por quê?" – coordenação de Derly Jean Aniceto;
- “Ensino de Filosofia nas escolas de Ensino Médio” – coordenação de Walker de Barros Dantas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet