Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado inicia distribuição de camisinhas nos municípios para o período de Carnaval

A Secretaria de Estado de Saúde, de Mato Grosso (SES/MT) realiza ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS durante o ano de 2009. Para tanto recebe, do Ministério da Saúde (MS), um total de 24 milhões de unidades de preservativos masculinos (camisinhas)/ano. Durante o período de Carnaval o Estado fará um acréscimo de 50% a mais na cota de cada município, elevando para três milhões o número de camisinhas entregues aos municípios.


Segundo a responsável técnica pelos Insumos de Prevenção do Programa Estadual DST/AIDS, Janaina Porto, “a distribuição de preservativos masculinos durante o período do Carnaval de 2009 destina ao município de Cuiabá, capital do Estado, 216 mil unidades de camisinhas, por mês. O município de Rondonópolis recebe 86.400 preservativos/mês e Várzea Grande recebe 144 mil unidades/mês. Os demais municípios contam com um repasse mensal de preservativos liberado pelo Estado”.

Janaína Porto informou, ainda, que a SES/MT dispõe, no momento, de cerca de quatro milhões de preservativos masculinos em estoque e que os municípios contam com um maior número de camisinhas neste ano.

O Estado de Mato Grosso recebeu, em 2007, 3,3 milhões de preservativos masculinos. Em 2008 esse número subiu para cerca de 11 milhões de unidades e agora, em 2009, o total de camisinhas distribuídas deve chegar a 24 milhões de unidades. O aumento paulatino aconteceu num esforço conjunto entre a Coordenadoria Estadual de DST/AIDS e o Ministério da Saúde.

Mato Grosso foi o Estado que contou com um maior número de preservativos no Centro Oeste. Enquanto o Estado de Goiás recebeu 6,3 milhões de camisinhas e Mato Grosso Sul recebeu sete milhões de unidades, em 2008, Mato Grosso recebeu 11 milhões de preservativos no mesmo ano.

O repasse de preservativos masculinos e femininos é realizado pelo Ministério da Saúde aos Estados da Federação que, por sua vez, liberam o produto aos Escritórios Regionais de Saúde e estes repassam as camisinhas aos municípios, de acordo com a necessidade apresentada por cada um.

A técnica anunciou duas medidas tomadas pelo Ministério da Saúde que visam facilitar a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. A primeira foi a meta de distribuir, entre os Estados brasileiros, 1,2 bilhão de camisinhas neste ano de 2009. A segunda medida foi que, neste ano, entra efetivamente em operação a primeira fabrica brasileira de camisinhas, na cidade de Xapuri, no Estado do Acre, com capacidade para produzir um milhão de unidades de preservativos/mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet