Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

China diz que 'suposta' vítima de gripe aviária morreu em Pequim

Uma mulher com suspeita de gripe aviária morreu em Pequim, informou o escritório de saúde local na terça-feira. Esta pode ser a primeira morte por gripe aviária no país em quase um ano. A mulher morreu na segunda-feira. Sua idade não é conhecida, segundo a agência de notícias Xinhua. Não há mais detalhes sobre o caso.


"O relato é verdadeiro, mas não há detalhes até agora", disse à Reuters, por telefone, Zhang Jiangshu, porta-voz do escritório de publicidade do Escritório de Saúde de Pequim. O escritório da Organização Mundial da Saúde na China não estava imediatamente disponível para comentar o caso.

A Xinhua disse que a mulher, proveniente da província de Fujian, comprou nove patos em um mercado na província de Hebei, perto de Pequim, e estripou as aves. "Uma reunião de emergência foi convocada em Pequim na segunda-feira, para lidar com o caso de gripe aviária", disse a reportagem.

O retorno
Desde que o vírus H5N1 ressurgiu na Ásia, em 2003, matou mais de 200 pessoas em 12 países, de acordo com a OMS. Especialistas temem que a constante mutação do vírus possa levar a uma forma facilmente transmissível de pessoa para pessoa, o que poderia matar milhões de pessoas no mundo todo. A última morte registrada na China aconteceu em fevereiro do ano passando, quando uma mulher de 44 anos morreu na província de Guangdong. Até agora, pelo menos 20 pessoas morreram de gripe aviária na China.

Com a maior população de aves domésticas do mundo e centenas de milhões de fazendeiros criando aves em seus quintais, a China é crucial na luta global contra o vírus.

Uma criança de cinco anos infectada com a gripe aviária no Vietnã, país vizinho à China, foi o primeiro caso registrado em um ser humano no país neste ano, informou a televisão estatal vietnamita na terça-feira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet