Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ceope trabalha com a excelência de atendimento em Saúde Bucal para Pacientes Especiais

Em três anos e meio de funcionamento, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) vem alcançando a excelência nos serviços ofertados as pessoas com necessidades especiais na área da Saúde Bucal. Tendo como missão promover a assistência odontológica ao paciente especial com equidade, eficiência e responsabilidade social, desde a sua criação o Ceope vem atendendo todas as expectativas no cumprimento dos propósitos para o qual foi criado. O Centro possui em seu quadro funcional 111 profissionais com capacidade de atender em média 80 pacientes por dia, distribuídos em oito ambulatórios e um centro cirúrgico.


No decorrer deste ano de 2008, foram devidamente cadastrados 5.662 pacientes, desses 735 são novos usuários. Desse montante, foram realizados 26.305 procedimentos entre consultas e atendimentos ambulatoriais. O total de procedimentos realizados foi de 1.096, sendo 400 entrevistas sociais e orientações gerais. Além desses, foram feitos 484 agendamentos para consultas em diversas especialidades, 439 exames laboratoriais, 463 exames radiológicos, 28 acompanhamentos, seis visitas domiciliares e duas visitas institucionais. Só em 2008, foram implantadas 220 próteses e realizadas 30 citologias esfoliativas(diagnóstico de câncer) e 526 biópsias.

Já com relação ao Centro Cirúrgico do Ceope, foram 184 pacientes cadastrados e atendidos desde o início das atividades nesse ano de 2008. Com relação aos exames de sangue/eletrocardiograma sob sedação, em média 60 pacientes foram atendidos. “Vale destacar que o Ceope é referência no Estado na área da Saúde Bucal para pacientes especiais. A prova pode ser verificada nos atendimentos realizados em 69 municípios, sendo 64 de Mato Grosso e cinco de outros Estados”, disse a diretora geral do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Daniely Beatrice Lago. Em três anos e meio, o Centro recebeu encaminhamento de pacientes de 106 municípios.

CAPACITAÇÃO- A diretora destaca, ainda, a necessidade da continuidade dos trabalhos de capacitação voltada para os profissionais da área. Mediante relatório divulgado pelo Centro, foram realizadas 37 capacitações envolvendo projetos, programas, cursos externos e aulas expositivas. Os projetos realizados são: Mato Grosso contra o Câncer Bucal, Promoção a Saúde Bucal para Pessoas com deficiência e várias palestras com temas atuais na área da Odontologia.

Na busca de ofertar serviços de qualidade aos pacientes, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais continua investindo em ações continuadas de qualificação e capacitação dos profissionais envolvidos. Desde a criação do Ceope já foram qualificados 368 profissionais, entre odontólogos e técnicos de higiene dental em todo Estado. “Temas como formas de atendimento, biossegurança, saúde do trabalhador, diagnóstico em câncer bucal, psicologia, métodos de contenção, ortodontia, assistência social, genética clínica e radiologia, foram alguns dos eventos e cursos onde mais de 89 servidores do Ceope estiveram presentes como mais um instrumento de reciclagem de conhecimentos e habilidades”, informou a diretora. O Ceope promoveu 14 cursos de capacitação para outras instituições e profissionais da Saúde, além de seus servidores, nos quais 702 pessoas participaram.

A diretora geral do Ceope destaca, ainda, para um fato importante ocorrido neste ano. “Um grande feito neste ano de 2008 foi o início do Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase em Odontologia para pacientes especiais, onde mais de 17 odontólogos estão sendo capacitados, o que propiciará a descentralização da atenção a saúde bucal de pacientes com necessidades especiais no Estado de Mato Grosso”.

PROJETOS - Um projeto que colheu resultados satisfatórios no decorrer desse ano foi o Mutirão da Saúde Bucal por meio de uma parceria com a Colgate. O Centro Educacional Colgate participa fornecendo kits de Higiene Oral que são utilizados pelas crianças no aprendizado de técnicas de escovação dental. Esse projeto consiste na realização de atividades em Escolas que atendem alunos especiais para ensinar as forma de prevenção da Saúde Bucal e a orientação para os profissionais, pais e professores.

Os mutirões educativos em Saúde Bucal contam com a participação de uma equipe Executora composta por seis Odontopediatras, um Psicóloga, um Fisioterapeuta e cinco Técnicas em Higiene Dental. As crianças aprendem técnicas corretas de escovação bem como irão fazer o exame odontológico para identificar eventuais problemas de lesão bucal, além de serem beneficiados com palestras sobre o tema.

Implantado no ano de 2005, o Programa “Mato Grosso contra o Câncer Bucal, cerca de 14 municípios já foram visitados. Sendo eles: Diamantino, Juara, Pontes e Lacerda, Sinop, Colíder, Baixada Cuiabana, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Água Boa, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Araputanga e Juína.

“Encerramos mais um ano de intenso trabalho já com muitos projetos previstos para 2009. O Ceope trabalha sempre na busca da excelência do atendimento e na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e na promoção da inclusão social desses pacientes, finalizou a diretora geral do Ceope.

O Ceope está situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (ao lado do Hospital do Câncer), bairro Morada da Serra, em Cuiabá.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet