Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dieta permite tudo, mas na ordem e hora certa

Para quem está há anos tentando emagrecer e já tentou de tudo - do cardápio que segue as fases da lua até o que libera apenas chás e sopas nas refeições-, só a idéia de começar um outro regime é capaz de fazer o estômago roncar, não é mesmo? A boa notícia é que uma dieta ainda pouco citada nas conversas de academia e clínicas de beleza promete mudar o significado dessa temida palavrinha de cinco letras que insiste em assombrar o universo feminino. Dessa vez, a recomendação não é cortar nutrientes do prato, mas separá-los para serem consumidos em determinadas horas do dia.


O método de emagrecimento não é bem uma novidade, mas deve se tornar mais popular com o lançamento do livro Dieta Dissociada - Emagrecer com saúde comendo de tudo, do endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Na obra, o médico defende uma dieta de nome complicado, mas de proposta bem simples, que ele aplica há 20 anos, e com sucesso, no tratamento de pacientes obesos.

A dieta dissociada reacende a polêmica sobre não consumir massas, pães e arroz após as 18h. Além disso, recomenda não incluir ao mesmo tempo no prato esses carboidratos com as proteínas de origem animal (carnes e ovos).

Na prática, macarrão à bolonhesa e arroz com bife, por exemplo, deveriam ser evitados. "Ao ingerir carboidratos junto com as proteínas, o organismo libera mais insulina, e este hormônio inibe a ação da lipase, enzima que queima a gordura", comenta Soares. Por isso, a separação favorece o emagrecimento.

Quanto ao melhor horário para consumir um ou outro tipo de nutriente, o médico leva em conta as necessidades do organismo. Pela manhã, de acordo com Soares, o corpo pede os carboidratos, porque precisa de energia. À noite nos preparamos para dormir, relaxar e enfrentar um período longo sem comer. "A proteína provoca maior sensação de saciedade, evitando os famosos assaltos à geladeira", garante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet