Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

repercussão nacional

Zé Domingos determina investigação sobre agrotóxico em leite materno

Recém-empossado no cargo, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, instituiu uma comissão para averiguar denúncia de contaminação por agrotóxico no leite materno de mulheres em Lucas do Rio Verde (a 360 quilômetros de Cuiabá). O fato ganhou repercussão nacional no mês passado.


A pesquisa, divulgada nacionalmente, foi realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coletou amostras de leite de 62 mulheres, três delas da zona rural, entre fevereiro e junho do ano passado. Foi detectada a presença de agrotóxicos em todas elas. Em algumas delas havia até seis tipos diferentes do produto.

A comissão será formada por servidores de seis instituições ligadas ao setor agrícola e presidida por um representante da Sedraf. Integram o grupo como membros funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), da Secretaria Estadual de Saúde, da Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

O trabalho de investigação terá o prazo de 15 dias para concluir o relatório. Conforme a pesquisa, as substâncias encontradas colocam em risco a saúde das crianças e até provocar aborto e má formação do feto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet