Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

drogas

Amigo escreve sobre morte de Toni e diz que debate 'vai além' da violência

Foto: Arquivo Pessoal

Estudante Toni Bernardo da Silva - morto por espancamento em MT

Estudante Toni Bernardo da Silva - morto por espancamento em MT

Amigo do ex-aluno da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Toni Bernardo da Silva, 27 anos, morto após ser espancado na pizzaria Rola Papo na noite da quinta-feira (22), em Cuiabá, o economista Samuel Maschio, que atualmente mora na cidade Cianorte (PR), disse em entrevista ao Olhar Direto que por várias vezes ele e outro amigo tentaram ajudar o estudante e que não se deve ser discutido apenas a violência, mas o que gerou toda a situação, no caso, as drogas.


“É lamentável como uma coisa puxa a outra, o que se deve discutir é o que o levou a estar ali. Isso é uma questão de reflexão e é claro que uma coisa não anula a outra”, ressaltou Samuel ao ponderar que os responsáveis pela morte do estudante devem ser devidamente julgados e condenados.

Em entrevista por telefone, o amigo de Toni contou que o acompanhou desde o início de seu envolvimento com as drogas, há pelo menos dois anos. O universitário, natural de Guiné-Bissau, teria começado a consumir entorpecentes quando iniciou o relacionamento com uma mulher.

Emocionado, Samuel reafirmou que Toni esteve internado em uma casa de recuperação por um período. “Ele saiu e não conseguiu se recuperar. Buscamos auxílio social e até espiritual”. Os amigos do universitário chegaram a cogitar a hipótese de deportá-lo, mas como não faltava muito para concluírem o curso acreditaram que seria possível ele terminar os estudos e voltar para seu país de origem.

Antes de se mudar para o Paraná, o economista procurou o amigo e teria inclusive deixado vários recados e telefones para contato, sem sucesso. Ele questiona ainda o fato de a universidade ter ‘desligado’ Toni do quadro de estudantes e não ter envidado esforços para que ele voltasse para Guiné-Bissau.

Ao receber a notícia do assassinato do amigo, Samuel tentou transmitir, através de um poema, a importância que norteia as discussões sobre o caso. “É preciso refletir muito sobre tudo isso”.

Veja o poema:

''O amigo Toni''

A droga é uma droga mesmo, então, poeticamente escrevo.
Ela ceifa a nossa vida sem dó, faz com que a morte nos leve mais cedo ao pó.
Seus rastros são tristeza, saudade e dor,
Parecendo não ser suficiente o nosso amor.
Por isso, sou contra essa desgraça,
Com grande escravidão ela abraça.
Ouça este conselho, pois é verdade,
Antes que o tempo o faça tarde.
DIGA NÃO AS DROGAS E SIM A VIDA!
Porque esta que vos fala é uma voz amiga.                            Samuel Maschio, 23/09/11


O caso

Toni acabou sendo assassinado, na pizzaria Rola Papo, quando teria abordado um casal no restaurante para pedir R$ 10,00. Depois sentou-se na cadeira ao lado e começou a se aproximar da namorada do rapaz. Em seguida tentou agarrar a moça, sendo contido pelo companheiro, Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27 anos, que teria entrado em lutar corporal com o rapaz.

Outros dois clientes do restaurante anunciaram ser policiais militares, imobilizaram o estudante e depois os três passaram a desferir socos e pontapés. Os policiais Higor Macell Mendes Montenegro, 24, e Wesley Fagundes Pereira, 24, foram autuados no flagrante e ouvidos na presença de um representante da Corregedoria da Polícia Militar. Os três acusados disseram que apenas imobilizaram a vítima.

Um laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) apontou como causa da morte asfixia decorrente de uma fratura na traquéia. O delegado Antonio Esperandio solicitou de toxicológico, alcoolemia e necropsia, pois, segundo testemunhas, Toni aparentava estar sob efeito de drogas ou embriagada.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet